Thanksgiving.

O Dia de Ação de Graças, conhecido em inglês como Thanksgiving Day, é um feriado celebrado nos Estados Unidos e no Canadá, observado como um dia de gratidão, geralmente a Deus, pelos bons acontecimentos ocorridos durante o ano. Neste dia, pessoas dão as graças com festas e orações.

É bom ser grato. O problema é que por trás de toda essa celebração, está o comércio, a religião institucionalizada e a mentalidade pequena daqueles que acreditam que basta agradecer e tudo se justifica e tudo se resolve.

Eu não sei sequer se Deus ainda existe. Penso mesmo que, se existir, deve estar dormindo há séculos!...

Que o diga essa gente que vive nas calçadas aqui em frente e dorme no chão da praça, de barriga vazia. Que o digam os assaltantes, os assassinos, os estupradores e todos os demais vilões do cotidiano atual.

Eu não sei, mas desconfio que eles não tenham muito a agradecer.

Seja como for, agradeço eu.

Pelo dia em que nasceram todos os meus afetos e por todos os outros dias. Agradeço pelas adversidades que me curtiram a pele e pelas alegrias que adoçaram-me a boca. Agradeço pelos carinhos recebidos e também por aqueles que não recebi.

Tudo foi vida saboreável. Tudo é vida saboreada.

E eu aprendo, e eu resisto, e eu consisto e agradeço.