Litha: o momento de celebrar o verão e a fertilidade

Caso os meus leitores não saibam, eu sou Neopagão. E o que isto significa? Segue um texto que explica o que é o Neopaganismo:

Neopaganismo, por vezes referido simplesmente como paganismo, é um termo utilizado para identificar uma grande variedade de movimentos religiosos modernos, particularmente aqueles influenciados pelas crenças pagãs pré-cristãs da Europa. Os movimentos religiosos neo-pagãos são extremamente diversificados, com uma vasta gama de crenças, incluindo o politeísmo, o animismo, o panteísmo e outros paradigmas. Muitos neopagãos praticam uma espiritualidade que é completamente moderna em sua origem, enquanto outros tentam reconstruir precisamente ou reviver, religiões étnicas como os encontrados em fontes históricas e folclóricas.

A maior parte das religiões neopagãs são tentativas de reconstrução, ressurgimento ou - mais comumente - adaptação de antigas religiões pagãs, principalmente as da antigüidade pré-cristã européia, mas não restritas a estas, sem perder de vista as experiências e as necessidades apresentadas pelo mundo contemporâneo. Alguns neopagãos enfatizam sua conexão com formas antigas do paganismo, em uma forma de continuidade histórica marginal (à margem da religião que se auto-afirmava como única verdade no Ocidente, a cristã).

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Bem... e o que isso quer dizer de mim? Que sigo um destes caminhos (à quase dez anos) tão pouco ortodoxos para os ditos padrões “normais”. Algumas vezes, posso ser chamado de Bruxo... de Feiticeiro... de Pagão (no uso pejorativo da palavra) ou herege. Isso se deve, à falta de informação e por causa do preconceito que a maioria das pessoas sentem em relação à pessoas que seguem Caminhos ou Tradições Religiosas e Filosóficas diferentes das suas próprias ou das consideradas “convencionais”.

Só o que posso dizer, é que exerço a minha Espiritualidade buscando o contato com o Divino dentro e fora de mim. Que sigo os preceitos da Magia, que realizo Ritos e Rituais para me alinhar com os movimentos da Terra e do Universo. Litha, que é o tema desta postagem é um desses Ritos. Segue uma breve descrição do significado deste grande momento da Natureza da Magia:

Litha marca o primeiro dia do verão e se situa entre Erelitha e Afterlitha no calendário germânico antigo e um dos oito sabás neopagães. O termo é usado especialmente no calendário Asatru.

Ocorre no Hemisfério Sul em 21 de Dezembro e 21 de junho no hemisfério norte.

È o momento quem que o poder do Sol chega ao seu ápice e as flores, folhagens e gramados encontram-se lindos e abundantemente floridos e verdes. Muitos dos círculos de pedra, como o Stonehenge, e dos monumentos pré-célticos estão alinhados com o nascer do Sol

Após a união da Deusa e do Deus em Beltane, O Deus está adulto, um homem formado, e tornou pai - dos grãos. Em sua plenitude, ele traz o calor do verão e a promessa total de fertilização com o sucesso do enlace feita com a Deusa. Sendo o auge do Deus, também prenuncia o seu declínio, nesse momento o Deus, após cumprir a sua função de fertilizador, dá seu último beijo em sua amada e caminha ao país do Verão (Outro Mundo), utilizando o Barco da Morte para morrer em Samhain. Em algumas tradições festeja-se a despedida do reinado do Deus do Carvalho (Senhor do Ano Crescente) e o início do reinado do Deus do Azevinho (Senhor do Ano Decrescente) que durará até Yule. Este é o único Sabá em que às vezes se fazem feitiços, pois acredita-se que seu poder mágico é muito grande.

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Litha é portanto, o momento de celebrar o Sol, o calor, o verão e a fertilidade de todas as ordens. Neste Litha, eu e o meu Coven (ou Coventículo ou Conciliábulo é o nome dado a um grupo de bruxos(as), que se unem num laço mágico, físico e emocional, sob o objetivo de louvar a Deusa e o Deus, tendo em comum um juramento de fidelidade à Arte e ao grupo) decidimos celebra de forma diferente: nos desvencilhamos dos Ritos formais e fomos para a praia... afinal, que melhor maneira de celebrar o verão, a Natureza e o Divino em todas as coisas do que na praia? Foi muito bom!!! Tava um calor de rachar aqui no Rio de Janeiro... os termômetros marcavam 41 às 17:00 horas... quanto não deveria estar marcando ao meio dia, heim? Mas a sensação térmica era de um 45 graus no mínimo... quente, muito quente.

Mas escolhemos uma praia que além de ter um significado especial para nós, é abençoada com ventos deliciosos que amenizaram (um pouco) o calor: A praia de Piratininga, em Niterói.

Bem, foi um dia maravilhoso, ao lado de pessoas maravilhosas e fazendo aquilo que mais gostamos de fazer: Celebrar a vida, os Deuses, a Magia e os Laços.

Este Litha, é especial e motivo de muita celebração para nós do Coven Alkatheia, pois estamos celebrando a nossa quinta Roda de existência – o que é um feito e tanto.

Agradeçemos aos Deuses, aos Ancestrais, aos Guardiões, às Forças dos Elementos e à todos os Lob@s que fazem desta Alkatheia o que ela é.

Longa vida ao Coven Alkatheia!!! Que possamos celebrar sempre a Divindade que existe dentro e fora de nós!!!!

Denis Correia Ferreira

Litha, 24/12/2011-11:08

Depois do texto:

“Busque informações... alimente-se de conhecimento... ele é a chave para o verdadeiro saber”.

Denis Correia Ferreira

Litha, 24/12/2011-11:11

N.D.A.: Este texto também foi postado no blog com algumas fotos da Praia de Piratininga, em Niterói.

Confiram as postagens inéditas no blog Terra dos Sonhos:

Litha: o momento de celebrar o verão e a fertilidade

Pelo avesso...

Pensamentos [des]encontrados # 01

Eu aprendi...

Dessa saudade gostosa... (Poetrix)

Música & Letra # 09: Pra Dizer Adeus – Titãs

Estes textos, você encontra apenas no Blog Terra dos Sonhos:

http://sonhosdesperto.blogspot.com

Ou digite em qualquer mecanismo de busca sonhosdesperto (tudo junto) que aparecerá o link para o blog. Se gostar do conteúdo, siga, comente e participe.

Denis (Dreamaker)
Enviado por Denis (Dreamaker) em 24/12/2011
Código do texto: T3404725
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.