Vaidade

Habituados ao espelho, o dito tempo contemporâneo tem produzido indivíduos cada vez mais materialistas e individualistas, isso pode ser um alerta de que a humanidade se conduz a decadência no qual o valor da imagem substitui o valor do espírito.

Na mitologia grega Narciso morre às margens da própria vaidade admirando sua própria fisionomia, de Narciso herdaram a compulsão pela imagem e o vicio pelo belo, não se sabe, como nem o que impulsionou a tal vaidade, mas o fato é que ela existe e esta presente em boa parte da população, mas o que dizer da pessoa vaidosa? Nada, pois não existe erro em cultuar a própria imagem, muito pelo contrário, valorizar o próprio corpo é uma sincera manifestação de amor próprio e as pessoas vaidosas sabem disso, tanto que consideram-se perfeccionistas e se esforçam para ser assim. A vaidade favorece a saúde do indivíduo, muito além disso, a vaidade evidencia a beleza que esse indivíduo possui, os olhos são atraídos por aquilo que é belo, basta passar uma bunda que os olhos já grudam e o cerebro concorda: eita bunda boa! Um decote então, tem o poder de hipnotizar, outro exemplo, a obra de arte que consegue reter as atenções de pessoas que ficam estáticas e contemplativas, pensar as vaidades e os vaidosos vai muito além dessas breves linhas, pois trata-se de um tema complexo, todavia, não se pode desprezar a face obscura que a vaidade apresenta, ou seja, o delírio. Frente ao espelho o indíviduo torna-se altamente centrista do seu nicho particular, em que tudo que existe de bonito provem exclusivamente da própria imagem, esse é o Narciso, aquele que ignora as pessoas e pensa ser exclusivo, uma exceção perante a multidão e por assim ser constrói altares ou templos no qual neles se afixam como se fossem deuses, é uma triste ilusão, e o que mais percebe-se nesse contexto de tempo contemporâneo são pessoas isoladas em seu próprio nicho divinizado.

A vaidade é benéfica quando é ponderada, com vaidade manifestamos a beleza de nosso corpo e isso é importante para a saúde física e mental do indivíduo, no entanto, a vaidade pode assumir um aspecto nocivo e gerar arrogância, Narciso foi arrogante com Eco e com as demais ninfas do Jardim, dessa arrogância vazou as lágrimas e germinou a desilusão dos sentimentos amorosos, a arrogância quando excitada pela vaidade pode assumir esse papel e invés de aproximar promove o distanciamento das pessoas, por isso, existe a necessidade da consciência de beleza e mais ainda saber ponderar os limites da vaidade.

Ao se contemplar frente ao espelho não procure defeitos e sim qualidades.

Obs: Amigos, enquanto escrevia esse texto algo chamou atenção, já pensaram que a palavra desilusão significa: Ato ou efeito de desiludir(-se), desengano, decepção, essa definição foi retirada do dicionário Aurélio, contudo pensem, desiludir significa tirar a ilusão, só que no fim aparece a palavra decepção, ou seja, aquele que se desiludi desengana-se de suas ilusões, no entanto, decepciona-se.

Pensei, deveria ser algo bom se livrar da ilusão, porém quando eximimos a ilusão do nosso nicho nos decepcionamos. Será que para sermos felizes precisamos das ilusões? Pois, segundo a epistemologia da palavra desilusão quando tiramos a ilusão, significa que sofremos uma decepção.

Cristopher Leachim
Enviado por Cristopher Leachim em 17/05/2012
Código do texto: T3672861
Classificação de conteúdo: seguro