Bondade versus Maldade (Ciclo: Palavras que Pensam)

I.

"Ser bom, praticar o bem, parece romântico?

Todavia, não é um dom especial,

É uma qualidade nobre do ser humano

Mas, precisa ser exercitada, como

em alto mar, é preciso acender o farol."

II.

"Quando se alimenta a quem tem fome,

se ouve falar mais em "mal necessário"

Do que em um atitude de "bem necessário."

III.

"A maldade triunfa muitas vezes, é fato!

Mas ela nunca consegue derrotar a bondade,

quem pratica o mal sabe que bem lá no fundo

que a sua vitória é de Pirro."

IV.

"A maldade e a bondade estão sempre presentes na atitude humana de ambiguidade."

V.

"Fazer o bem ao próximo, não se traduz em praticar nepotismo, como interpretam muitos políticos."

VI.

"Hoje se repara mais no mal, vira manchete, vende revista, gera minutos de fama para o vilania, enquanto a prática do bem é tida como oportunismo, de gente que quer aparecer."

VII.

"Mesmo quando parecem ausentes, a bondade e a maldade estão lado-a-lado, em cada movimento humano."

VIII.

"Praticar o bem, é um feito que não exige recompensa, fazer o mal, é um (de)feito que exige reparação, mas quem afinal paga a fiança da maldade?"

IX.

"Em tempos de corrupção, o fermento do pão vira bromato, e o povo (des)votado fica embromado."

X.

"A pena máxima para quem pratica o mal contra a humanidade, seria cuidar, pela vida eterna, de todas as feridas das desigualdades e iniquidades que causou. Isto, porque esta pena "o mal" nunca paga aqui na terra."

AjAraújo, o poeta humanista, escrito em 25/9/2011.