Onze de Setembro de 2001: O dia que não terminou (Onze anos após)

Onze de Setembro de 2001. Lembro-me de estar almoçando e de ficar completamente atônito pelas cenas que passavam na televisão. Lembro-me de não conseguir acreditar na tragédia que estava sendo mostrada... parecia coisa de filme de Hollywood. Fiquei ali... perdi a fome, larguei a comida... apesar de não entender ainda o tamanho daquela catástrofe, senti medo e desespero por tanta destruição e por aquelas mortes sem sentido. Confesso que fiquei com os olhos cheios d’agua. Lembro-me de querer escrever algo sobre o assunto, porém, eu não conseguia... não conseguia escrever nada, porque aquilo mexeu demais comigo. Só fui conseguir escrever algo cinco anos depois do ocorrido. É este texto que trago à vocês hoje, exatamente seis anos após ter sido escrito e onze anos após os fatos ocorridos naquele Onze de Setembro de 2001. Relendo este texto hoje, percebo que nele além de expressar o assombro e o pesar que senti na época e nos anos que se seguiram, notei o tom crítico, ácido e de revolta pela maneira como aquela tragédia foi usada como plataforma política por um certo Presidente querendo se reeleger e por um terrorista querendo se tornar um mártir.

Denis Correia Ferreira, 11/09/2012-09:35

Onze de Setembro: O dia que não terminou

O mundo parou.

Ficou mudo, calado.

No dia que não terminou...

o dia do atentado.

Um onze de Setembro

que jamais será esquecido...

e até hoje, eu não entendo

o por que de tudo aquilo.

Não há sentido ou razão,

que justifique o fato.

Qual Deus dará perdão

ao responsáveis por tal ato?

E de quem é a culpa afinal?

Responda quem sabe...

na luta do “bem” contra o “mal”,

perderam ambas as partes.

Mas tem sempre alguém

que lucra com a guerra...

e agente sabe quem

é o culpado dessa merda.

Um presidente, quer se reeleger;

Um tirano, quer se tornar mártir;

Quem tem olhos para ver,

é só abrir e enxergar a verdade.

Foram tantas vítimas...

não dá nem para calcular.

Quantas famílias

ainda estão à chorar?

À cada onze de Setembro

de cada ano que passa...

e continua acontecendo

sem que nada se faça.

Denis Correia Ferreira

11/09/2006-11:20

N.D.A.: Tem horas, em que eu queria uma opção de classificação de texto "Indefinida" ou "Geral", pois tem certos textos meus que não consigo classificar. Denis Correia Ferreira, 11/09/2012-10:11

Os ataques de 11 de setembro de 2001

Os ataques terroristas de 11 de setembro de 2001, chamados também de atentados de 11 de setembro de 2001, foram uma série de ataques suicidas coordenados pela Al-Qaeda aos Estados Unidos em 11 de setembro de 2001. Na manhã daquele dia, 19 terroristas da Al-Qaeda sequestraram quatro aviões comerciais a jato de passageiros. Os sequestradores intencionalmente bateram dois dos aviões contra as Torres Gêmeas do World Trade Center em Nova Iorque, matando todos a bordo e muitos dos que trabalhavam nos edifícios. Ambos os prédios desmoronaram em duas horas, destruindo construções vizinhas e causando outros danos. O terceiro avião de passageiros caiu contra o Pentágono, em Arlington, Virgínia, nos arredores de Washington, D.C. O quarto avião caiu em um campo próximo de Shanksville, na Pensilvânia, depois que alguns de seus passageiros e tripulantes tentaram retomar o controle do avião, que os sequestradores tinham reencaminhado para Washington, D.C. Não houve sobreviventes em qualquer um dos voos.

O total de mortos nos ataques foi de 2.996 pessoas, incluindo os 19 sequestradores. A esmagadora maioria das vítimas era civil, incluindo cidadãos de mais de 70 países. Além disso, há pelo menos um óbito secundário - uma pessoa foi descartada da contagem por um médico legista, pois teria morrido por doença pulmonar devido à exposição à poeira do colapso do World Trade Center.

Os Estados Unidos responderam aos ataques com o lançamento da Guerra ao Terror: o país invadiu o Afeganistão para derrubar o Taliban, que abrigou os terroristas da Al-Qaeda (ver: Guerra do Afeganistão). Os Estados Unidos também aprovaram o USA PATRIOT Act. Muitos outros países também reforçaram a sua legislação antiterrorismo e ampliaram os poderes de aplicação da lei. Algumas bolsas de valores estadunidenses ficaram fechadas no resto da semana seguinte ao ataque e registraram enormes prejuízos ao reabrir, especialmente nas indústrias aérea e de seguro. O desaparecimento de bilhões de dólares em escritórios destruídos causaram sérios danos à economia de Lower Manhattan, Nova Iorque.

Os danos no Pentágono foram reparados em um ano, e o Memorial do Pentágono foi construído ao lado do prédio. O processo de reconstrução foi iniciado no local do World Trade Center. Em 2006, uma nova torre de escritórios foi concluída no local, a 7 World Trade Center. A torre 1 World Trade Center está em construção no local e, com 541 metros de altura após sua conclusão, em 2013, se tornará um dos edifícios mais altos da América do Norte. Mais três torres foram inicialmente previstas para serem construídas entre 2007 e 2012 no local das antigas Torres Gêmeas. O Memorial Nacional do Voo 93 começou a ser construído 8 de novembro de 2009 e a primeira fase de construção foi concluída no 10º aniversário dos atentados de 11 de setembro, em 2011.

Fonte de consulta: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Enquanto isto... no Blog Terra dos Sonhos:

* Cio da alma... (Poesia>Sensual)

* Setembro 2012 (Ode à Setembro + Música "Sol De Primavera" do Beto Guedes)

* Imensidão (Poesia>Transcendental/Loucura)

* Destination: Anywhere (Destino: Qualquer lugar) (Poesia>Pensamentos)

* Bipolaridade à for da pele (Poesia>Loucura)

Estes textos inéditos você só encontra apenas no blog Terra dos Sonhos:

http://sonhosdesperto.blogspot.com

Ou digite em qualquer mecanismo de busca sonhosdesperto (tudo junto) que aparecerá o link para o blog. Confiram também o novo layout e o novo Reader do Blog que faz parte do meu projeto "The Gallery", o "The Gallery #05: Imaginary 06". Se gostar do conteúdo, siga, comente e participe.

Denis (Dreamaker)
Enviado por Denis (Dreamaker) em 11/09/2012
Reeditado em 12/09/2012
Código do texto: T3876346
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.