As Meninas Puxaram Aos Pais. Será?

Você já entrou no Facebook ou Orkut e viu um post tipo:

Antigamente ELAS eram iguais as suas mães mas

Hoje ELAS estão mais parecidas com os pais!

Geralmente, eu não digo nada mas, desde novembro de 2012 se eu não gosto de algum post ou comentário, eu me manifesto, SIM!

Antigamente (até uns 15 anos atrás, eu calculo), a mulher que trabalhava fora se dirigia diretamente pra casa após o expediente. Chegando no lar doce lar começava a segunda jornada do dia, isto é, se ela não começou antes de sair pro batente. Muita mulher madruga por que só tem água de manhã até uma certa hora, aí ela é obrigada a fazer suas tarefas antes de ir trabalhar. Água é fundamental em vários trabalhos domésticos: lavar a louça e o chão, lavar a roupa da família, lavar a calçada, regar o jardim e por aí vai. No caminho ao trabalho muitas mulheres já estão cansadas mas mesmo assim elas fazem a viagem de 30 minutos até 2 ou 3 horas em algum transporte público com a cabeça lá em casa e ainda pensa em todas as tarefas que lhe aguardam no trabalho.

Dos anos ´90 para cá, a menina é criada para ESTUDAR, ARRANJAR UM BOM EMPREGO, SE SUSTENTAR E ESCOLHER UM BOM MARIDO. As mulheres estudam, arranjam um bom emprego, se sustentam mas, WTF! CADÊ O BOM MARIDO? Now, that´s a good question!

A mulher de hoje não precisa voltar pra casa logo após o expediente por que a mãe dela faz tudo por ela ou a família paga uma empregada para realizar os serviços domésticos. Então, pra que voltar pra casa cedo? Vamos fazer o nosso networking, dá um update no que rola e socializar! Quem disse que tomar uma cerveja ou um drinque após um duro dia de trabalho é privilégio somente dos homens? Que nada! 'Happy Hour'! Lá vamos nós!

Pois bem, se as meninas eram parecidas com sua mães antigamente é por que seus pais sustentavam a casa e não deixavam faltar o básico dentro de casa. Por isso alguns homens conseguiam manter duas famílias ao mesmo tempo. O básico era bem pouco no passado. Era tipo uma cesta básica de comida e uma roupa nova na Páscoa ou no seu aniversário e outra no Natal mas se você era o segundo filho, herdava as roupas do seu irmão mais velho. Quem mandou nascer segundo? Ué, melhor que nascer terceiro, né?

A esposa nem pensava em trabalhar fora, muito menos prosseguir com os seus estudos. Ela fazia tudo dentro de casa e cuidava dos filhos. Mulheres da época da minha avó e da minha mãe não tinham o que hoje a medicina chama de TPM, síndrome do pânico, depressão pós-parto ... Se uma mulher falava que sentia uma tristeza contínua, ela ouvia que era frescura. Até mesmo as mulheres da própria família a julgavam uma fraca, mal da cabeça. A mulher dependia financeiramente do marido e tinha que prestar contas quando e onde gastava o rico dinheirinho do cônjuge. E pensar em se separar? Tá louco!? O pai jamais deixaria a filha SEPARADA retornar ao aconchego da família dele. Jamais! Santo remédio para a filha continuar casada, mal casada mas, casada!

Hoje as meninas parecem mais com os pais por que elas ESTUDAM e TRABALHAM DURO assim como os homens. Talvez por isso agem como ELES. Ainda bem que existe 'Happy Hour' em bares e pubs legais por que se não, as meninas teriam que frequentar os botecos e bares fuleiros nos bairros onde moram e aí, aguenta a fofoca!

Não sei por que tanto preconceito com as meninas que tomam bebidas alcoólicas. Se os meninos podem, por que as meninas não? Eu particularmente acho feio qualquer jovem que passa a noite bebendo sem parar e depois acaba vomitando tudo no banheiro do bar ou no carro, ou no amigo. Mas cada um, cada um. É feio você deparar com uma mulher bêbada, principalmente uma jovem. A maquiagem fica toda borrada, a roupa já não está apresentável, o hálito um fedor, a conversa totalmente sem noção, o Victória´s Secret já deu lugar pro cheiro do cigarro, bebida e vomito ... mas arrisque-se quem quiser, quem puder, né meninos?! Quem tá na chuva é pra se molhar! A mulher não teve preparo para ser bêbada! Bêbada é fácinha, fácinha! Mas hoje, como tudo começa precocemente e tudo pode, por que nada é proíbido ... quem sabe, logo, logo teremos tantas bêbadas quantos bêbados perdidos nas noites das baladas dos tchums e tchas.

Quando você ver o post tirando sarro da frase:

"Antigamente ELAS eram iguais as suas mães mas

Hoje ELAS estão mais parecidas com os pais!" mais uma vez: pense duas vezes ou até três! ELAS podem ser sua FILHA, SOBRINHA, NETA ...

Está na hora de usar a exigência com a garotada. Precisamos cobrar a boa conduta dentro e fora do nosso lar, introduzir princípios e ideais na criação dos nossos filhos. E se você for avô ou avó e sente que tem algo não muito certo com a ética do seu neto ou neta, chama um dos pais e cobra uma explicação por aquelas atitude e/ou comportamento estranho ou inadequado. Você tem todo direito de dar seu palpite e não tem que tolerar certas coisas. Pode simplesmente dizer, "Desculpe, mas não quero este tipo de comportamento na minha casa. Se você não está de acordo, ou não gosta, por favor, não venha mais aqui". Isto é chamado de 'Tough Love' mas em português os terapeutas deram o nome de 'Amor Exigente'.

Certa vez uma menina me perguntou se eu era uma mãe brava. Eu disse que eu me achava uma mãe legal mas se houve quebra de alguma regra ou pacto entre nós eu sempre questionava os meus filhos por que fizeram isso ou aquilo antes de castigá-los (ou não). A menina disse, "Eu estou esperando há muito tempo por regras mas parece que nunca vou tê-las". Agora me diga, como é que uma criança vai aprender sem ter regras? Se não há regras, princípios também não devem existir e com certeza nem respeito". E assim caminha a humanidade. Que tristeza!

Calada Eu
Enviado por Calada Eu em 09/01/2013
Reeditado em 26/01/2013
Código do texto: T4076321
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.