O segredo da derrota.

Ontem, assistindo ao telejornal, me deparei com a frase do atleta paralímpico Edson Cavalcante: “Nem só de medalhas vive o esporte”. Pelo que entendi apesar de não conseguir o podium, ele bateu seu próprio recorde. Acredito que para a maioria dos telespectadores, não haja dificuldades em admirar um deficiente físico que se realiza através do próprio corpo, mas a postura dele com relação a sua classificação foi o que me chamou a atenção. Há quem diga que após um resultado não satisfatório, não se sabe exatamente o que naquele momento, diz o seu coração, penso que esta seja uma verdade que apenas diz respeito ao próprio Edson.

Sem perder-me em divagações, volto ao assunto da frase sobre a medalha e me dou conta de que da mesma forma é nossa vida:

* Nem só com vitórias é ganho um campeonato;

* Nem só de beijos e noites ardentes sobrevive um casamento;

* Nem só de promoções e sucessos se compõe uma vida profissional, e

* Nem só de realizações, conquistas e sorrisos é constituída uma vida.

Talvez tudo na vida necessite de frustrações, decepções ou quedas para gerar aprendizado. Imagino quantas e quantas tentativas frustradas de fazer um medicamento dar resultado foram necessárias até chegar à satisfação. Quiçá, apenas a derrota tenha em si o segredo que conduz a vitória ! ! !

Quanto ao Edson, penso ser grandioso o fato de valorizar sua própria superação, e não apenas lamentar o quanto faltou para vencer o adversário. Nem só de fracasso vive o suposto derrotado, pois é preciso ter em mente que no momento de glória também está contida a sabedoria do amargor da derrota.

Que eu possa me lembrar disso tudo, no momento em que não vierem os aplausos, e simplesmente continuar....

“Nossa maior fraqueza está em desistir” (Thomas Edison)