Humanização.

Humanização é uma das possíveis vias para compreensão da vida e de nós mesmos, governada pelo coração e pela certeza que devemos conviver em prol do bem alheio. É o relacionamento inter-humano, afetivo e emocional, que da como prioridade conferir aos outros a dignidade a que têm direito cada criatura viva. É proporcionar-lhes condições de vida, independentemente da sua condição social, econômica, política ou religiosa. É o comprometimento total e responsável das nossas ações na relação com o outro. A humanização é a missão de todos, e de cada um de nós. É gostar de si próprio, porque quem não gosta de si dificilmente poderá gostar do “outro”. É deixar-se tocar pelo sofrimento humano, compreender o valor de cada criatura viva e acima de tudo aceitar que todos pertencem à mesma árvore embora muita dos frutos caiam longe ou possam apodrecer, mesmo assim vão aqueles que vão adoçar a existência de outro ser. Não é apenas agir com caridade, generosidade e compaixão, é aprender a considerar individualidade de cada um, tolerando as diferenças e enxergando além de nossos preceitos. É ser leal aos princípios da boa educação, da moral e da ética não aquela imposta pela religião, leis ou sociedade, mas seguindo as regras de nosso coração que dificilmente se engana em suas escolhas. É ainda uma construção de valores morais e éticos, e o respeito das crenças, saberes, deveres e limites da expressão verbal de cada um. Sem ética não há humanização, sem humanização não existe ser humano capaz de lidar com outro ou que possa de fato ser entendedor dos valores nobres que nos ensinam a proteger cada criatura viva que nos cerca. Humanização é a resposta para a maioria dos problemas que adoecem o nosso mundo e para humanizar-se é uma jornada longa que começa com pequenos atos que ao se fundirem a outros se tornam uma corrente sem igual a favor do real significado de humanidade.

Bêlit
Enviado por Bêlit em 03/02/2014
Código do texto: T4676769
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.