Conceitos Contundentes !

OUVI durante a espera no consultório médico, uma mãe contando a uma recém ex-desconhecida, que seu filho de nove anos após quebrar um aparelho de TV arremessando um copo, foi punido com castigo em seu quarto. Em pouco tempo ouviu o som de discagem das teclas do telefone, entrou no quarto e o menino tranquilamente lhe explicou que estava ligando para polícia, pretendia denunciá-la por maus tratos. Pelo que entendi isso pôs fim ao castigo, e talvez tenha criado uma refém.

OUVI no rádio, um especialista em qualquer coisa importante, explicando que é necessário considerar o histórico de jovens como Caio e Fábio, envolvidos na morte do jornalista Santiago durante manifestações no Rio de Janeiro. Segundo ele, tratam-se vítimas frágeis de manipulação política, jovens com baixa escolaridade e pouco acesso às atividades de lazer, que fascinados por um pseudo poder político de massa, integram estes protestos, mesmo sem possuir qualquer cunho ideológico

OUVI também dizer que um adolescente de 16 anos, é responsável e consciente o suficiente para eleger seus governantes, mas não pode ser responsabilizado integralmente por assinar ou apossar-se dos bens alheios.

OUVI dizer que é modismo esta onda de destruir shopping´s , de aterrorizar famílias que apenas passeiam, de queimar ônibus e receber dinheiro para dizer que deseja um "pais melhor".

OUVI uma psicóloga renomada argumentando que os pais que aplicam palmadas em seus filhos, assumem sua incompetência, falta de recursos e inabilidade em lidar com seus próprios filhos. Quero dizer que minha educação foi bem comum para a época, onde respeitar era o princípio de tudo, crianças não interferiam em conversas de adultos, estes é que determinavam a programação de TV, etc.. As reprimendas não macularam em nada o amor que sempre senti e recebi. Obviamente não gostava, mas hoje tenho ciência de que tratavam-se do recurso final após uma série de alertas. Não concordo com violência, agressão de qualquer tipo em hipótese alguma, jamais! Estou falando aqui sobre limites, respeito, autoridade e amor. Fizeram o melhor que sabiam.

D I G O que algo de essencial se perdeu. Impressiona-me esta passividade atual com que alguns pais “educam” seus filhos, relações repletas de permissividade, chantagem e até distância (liga o seu Xbox e fica lá quietinho). Impressiona-me que este comportamento reflita-se em uma visão social, quando assistimos nos telejornais atitudes absurdas sendo toleradas, porque eles têm direito de ser o que quiserem: saqueadores, black-bloc, manifestantes, assassinos,...,... , ... !

O segredo é ouvir mais e falar menos ?

Tenho ouvido.... e não achei motivos para achar que estamos evoluindo.

Letranda
Enviado por Letranda em 12/02/2014
Reeditado em 13/02/2014
Código do texto: T4688673
Classificação de conteúdo: seguro