Sementes do acaso

Dia desses me lancei numa tarefa nada fácil. Decidi observar a sociedade e as nossas principais preocupações, isso em termos gerais, escola, família, vizinhos, parentes, conhecidos.....

Estranho. Sim, muito esquisito!

Não houve outra geração que produziu tantas pessoas simpáticas, como a nossa! Nossa geração está repleta delas, pessoas boas, agradáveis, fáceis de moldar e manejar. Tudo começa na família, escola e sociedade..

E não adianta alguém tentar dar aquele sermão de ''estudo-trabalho-família-dinheiro'', e querer desenhar o tamanho da importância da Fórmula de Bhaskará ou descrever a importância das orações coordenadas adverbiais. Nada disso. Não aprendemos sentado em uma cadeira de escola, silenciosos, robôs-monossílabos, exclamando ''Sim senhor'' ou ''Não senhor'' Crasso engano!!

Quem aprendeu a refletir na Escola?

Quem voltou para si, tentando obter alguma conclusão, tentando compreender os preconceitos e a influência da cultura? Não é isso que se aprende em Filosofia?

E a Dialética? Não é na escola o lugar mais apropriado para discutir e promover novas ideias?

Será que somos moldados simplesmente para produzir e obedecer?

Ou o Ensino está em decadência? É só no Brasil?

Difícil conviver com incertezas e aceita-las.

Somos apenas existentes que temos que estudar, trabalhar, consumir, cansar e morrer? Toda a existência se resume nisso?

Será que somos apenas sementes do acaso?

Gabriela Melo
Enviado por Gabriela Melo em 19/04/2014
Código do texto: T4774820
Classificação de conteúdo: seguro