A solidão do Apóstolo

O apóstolo Paulo, quando ainda era chamado Saulo, e ainda não convertido, participou do episódio que culminou na morte de Estevão, aprovou a sua morte, e continuou atacando a igreja de Cristo, invadindo as casas, seqüestrando homens e mulheres, entregando-os aos sacerdotes judeus, que eram os mandatários da época. (Atos 8;1,3) Depois de convertido, Paulo, de perseguidor passou a ser perseguido pelos judeus, que tentavam matá-lo. Daí em diante, ele descreveu a sua extraordinária trajetória, tornando-se um dos mais fecundos entre os apóstolos do Novo Testamento.

No seu tempo, a condição de cristão, por si só, representava uma situação de perigo para a sua integridade física, e ele passou por duras aflições no percurso do seu apostolado, escapando várias vezes da morte. Mas não era somente isso que lhe causava aflições, angústias e sofrimentos.

O apóstolo Paulo era profundamente evoluído espiritualmente, e os demais apóstolos, seus companheiros, tinham dificuldade e não conseguiam acompanhá-lo nas alturas em que “voava” o seu espírito, ou nas profundezas do abismo, onde ele conseguia perscrutar. (II Pedro 3;15,16). Entretanto, essa condição, acresce aos sofrimentos do mundo material, os sofrimentos da solidão espiritual, a angústia do isolamento compulsório, notáveis no apóstolo Paulo, em Jacob Boehme, e que devem ter ocorrido e podem estar ocorrendo com outras pessoas no espírito, sem que tenham sido notados. (I João 4;5,6) (Hebreus 5;11,12)

I Coríntios 2;14- O homem natural não aceita as coisas do Espírito de Deus, porque lhe são absurdas; e não pode entendê-las, porque se compreendem espiritualmente. 15- Mas aquele que é espiritual compreende todas as coisas, ao passo que ele mesmo não é compreendido por ninguém.

O Pensador Dossi, do qual não temos outras informações, provavelmente passou por situação semelhante, o que se pode deduzir, pela leitura do seu pensamento, registrado a seguir.

“Os tormentos pela retenção do conhecimento, que não pode ser expandido, são maiores do que os tormentos pela impotência de impedir a expansão da ignorância”.

Por outro lado, a evolução espiritual, como um contraponto, e na proporção da sua progressão, poderá reduzir o interesse pelas coisas materiais, como parece indicar os textos bíblicos:

Filipenses 1;20 – Segundo a minha ardente expectativa e esperança de que em nada serei envergonhado; antes, com toda a ousadia, como sempre, também agora, será Cristo engrandecido no meu corpo, quer pela vida, quer pela morte. 21- Porquanto, para mim o viver é Cristo, e o morrer é lucro. 22- Entretanto, se o viver na carne traz fruto para o meu trabalho, já não sei o que hei de escolher. 23- Ora, de um e outro lado estou constrangido, tendo o desejo de partir e estar com Cristo, o que é incomparavelmente melhor. 24- Mas, por vossa causa, é mais necessário permanecer na carne.

Atos 20;24- Porém, em nada considero a vida preciosa para mim mesmo, contanto que complete a minha carreira e o ministério que recebi do Senhor Jesus para testemunhar o evangelho da graça de Deus.

Gálatas 5;16- Digo, porém: Andai no Espírito, e jamais satisfareis à concupiscência da carne. 17- Porque a carne milita contra o Espírito, e o Espírito contra a carne, porque são opostos entre si; para que não façais o que porventura seja do vosso querer.

Essa é a luta do espírito astral com o Espírito Angelical. O astuto espírito infernal observa a inclinação do “dono da hospedaria” e permanece aguardando a exacerbação do poder do espírito astral, que ativa a cobiça, a inveja e o orgulho, quando então procurará juntar-se a ele, e acionar as qualidades do mal, no seu sentido mais agudo possível, envolvendo totalmente o “hospedeiro”, levando-o ao “ponto do não retorno”.

Sabedoria 15;12- Mas até julgaram que a nossa vida era um divertimento e que a maneira de viver tinha sido destinada para o lucro, e que importava por quaisquer meios, ainda que ilícitos, adquirir cabedais.

Seria conveniente, que cada “dono da hospedaria” se auto-examinasse com todo rigor, para verificar qual dos três hóspedes está “dando as cartas” atualmente, e faça a sua escolha. É conveniente se apressar.

Eclo 51;38- Fazei a vossa obra antes que se passe o tempo, e ele vos dará o vosso galardão a seu tempo.