O Planeta Administrado Pela Razão Arrogante

Isaías 41:21 – Apresentai a vossa demanda, diz o Senhor; elegei as vossas razões, diz o Rei de Jacó. 24 – Eis que sois menos do que nada e menos do que nada é o que fazeis; abominação é quem vos escolhe. 25 – Do norte suscito a um, e ele vem, a um desde o nascimento do sol, e ele invocará o meu nome; pisará magistrados como lodo, e como o oleiro pisa o barro. 26 – Quem anunciou isto desde o princípio para que o possamos saber, antecipadamente, para que digamos: É isso mesmo. Mas não há quem anuncie, nem tampouco quem manifeste, nem ainda quem ouça as vossas palavras. 27 – Eu sou o que primeiro disse a Sião: Eis! Hei-los aí! e a Jerusalém dou um mensageiro de boas novas. 28 – Quando eu olho, não há ninguém; nem mesmo entre eles há conselheiro a quem eu pergunte e me responda. 29 – Eis que todos são nada; as suas obras são coisa nenhuma; as suas imagens de fundição, vento e vácuo.

A Humanidade, no exercício das suas prerrogativas racionais, estabeleceu a sua própria trajetória. Eis o que podemos chamar de “roteiro da consumação racional”:

1 – Falência dos valores éticos e morais, institucionalizada de cima para baixo, em todas as colunas de sustentação da estrutura da Humanidade: política, jurídica, econômica, científica, teológica e social.

2 – Deterioração do meio ambiente, pelo avanço tecnológico e pela intensificação das atividades industriais e agrícolas, incluindo as usinas nucleares e a destruição do sistema biológico vital do solo, pelo uso indiscriminado de pesticidas e agrotóxicos na produção de alimentos e combate às pragas. Esse cenário promove a extinção progressiva da biodiversidade do planeta, com o desaparecimento a cada década, de 5% das espécies existentes, estimando-se que dentro de mais quatro décadas, em torno de um quarto das espécies de plantas e animais estarão extintos.

3 – Diminuição progressiva das fontes de água potável, em função do desperdício e da degradação dos recursos hídricos. A OMS estima que dois terços da população mundial, enfrentarão escassez de água dentro de 15 anos.

4 – Crise na produção de energia, onde os combustíveis fósseis (petróleo e gás natural) atendem a 86% do consumo global. O aumento da produção de veículos automotores agrava a poluição ambiental e acelera o processo de exaustão das reservas petrolíferas, abrindo espaço para o combustível nuclear, já com 443 usinas existentes no planeta, verdadeiras “bombas atômicas” engatilhadas, com mais 84 usinas projetadas ainda para esta década. Além das bombas atômicas de Hiroshima e Nagasaki, já colecionamos sete acidentes com usinas nucleares, resultando em muitas mortes e interdições prolongadas de áreas contaminadas pela radioatividade. O gatilho permanente dessas “bombas atômicas” são os possíveis cataclismos, que são inevitáveis e não se sabe quando, como e onde poderão ocorrer. Nem o “encaixotamento” dos reatores dessas usinas em “túmulos de concreto” livra a Humanidade do perigo, frente aos desastres naturais, que podem colocar tudo a céu aberto, liberando o “monstro” que se chama radiação nuclear ou radioatividade que, como se sabe, é praticamente imortal, e extremamente poderosa para matar. A semente essencial desse “monstro” está na cólera do seu pai, que muito se orgulha de havê-lo concebido, e que chama-se Homo Habilis, mas gosta muito de ser chamado por si mesmo, de Homo Sapiens, constrangendo a nossa querida Sophia.

5 – A cobiça e a cultura da violência e da prostituição promovem a degradação da qualidade de vida, moral e material, numa escala progressiva e devastadora. A cobiça desenvolve e propaga a corrupção, muito mais danosa nas administrações públicas e nos patamares superiores da pirâmide social, alargando drasticamente o abismo entre ricos e pobres, mantendo a maior parte dos recursos econômicos em poder de poucas pessoas, e a miséria e ignorância aprofundadas na imensa maioria dos povos de todas as nações. Esse cenário atua como um poderoso acelerador que desintegra os valores éticos e morais, desqualificando toda a estrutura social, construindo péssimos exemplos para serem seguidos pelos integrantes dos patamares inferiores da pirâmide social nas suas atividades cotidianas e promovendo o incremento mais intenso da violência e da prostituição, que os meios de comunicação, em todas as suas formas, como urubus de plantão, se encarregam de disseminar, como verdadeiras escolas em tempo integral, alimentando os instintos primitivos da submetida massa, humilde e mais ignorante, os excluídos da “festança”, ávidos para descarregar as suas represadas frustrações. Como se tudo isso não bastasse, a cobiça aliada e mesclada à ignorância Teológica suscita continuamente as guerras, que consomem a maior parte dos recursos orçamentários das nações e, pelo avanço tecnológico na área militar, ampliam de forma assustadora a capacidade de matar.

6 – As tragédias naturais tornam-se mais freqüentes e mais intensas, traduzidas em terremotos, erupções vulcânicas, vendavais, enchentes, chuvas de granizo, secas prolongadas, além de epidemias e outros fenômenos que ocorrem no micro ecossistema biológico, como o progressivo desaparecimento das abelhas, pragas de gafanhotos, extinção de bancos de corais, alterações em rotas migratórias e outros. Além disso, vem ocorrendo o surgimento de novas bactérias, resistentes aos medicamentos e mutações de vírus como, por exemplo, o da gripe.

7 – A população atual de 7 bilhões de pessoas, com o acréscimo do aumento previsto para os próximos cinco anos, da ordem de 400 milhões de pessoas, colocará o Planeta bem acima do seu limite, ou suporte, estimado em apenas 4 bilhões de pessoas, para uma existência compatível com os recursos do Planeta.

8 – “Tudo está feito. Eu sou o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim. Eu, a quem tem sede, darei de graça da fonte da água da vida”. (Apocalipse 21;6)

Com efeito, a natureza do Planeta, violentada e exausta, manifesta-se com maior frequência, nas erupções vulcânicas, enchentes, vendavais, nevascas, secas, maremotos, terremotos e epidemias ameaçadoras. O advento das guerras não pode ser descartado, pois algumas regiões do Planeta vivem em conflitos constantes, que a qualquer momento poderão se agravar, alastrando-se para outras regiões, com reflexos continentais. A energia nuclear, tanto a das armas militares como a das usinas nucleares, é uma ameaça permanente que, seja pelas guerras ou em consequência de cataclismos, poderá até destruir a vida na face da Terra.

O “Santuário do Senhor”, ou o corpo do ser humano, já foi invadido e os meios de concepção artificial já se tornaram procedimentos de rotina, sem falarmos dos desvios de conduta que contrariam as leis da Natureza e que também já são admitidos como procedimentos incorporados aos usos e costumes. A produção e consumo das drogas se espalharam por toda a Terra, constituindo um irreversível segmento da economia.

O cenário do Apocalipse já está concluído e, ao que parece, nada mais está faltando, pois os sinais no céu também já estão começando a aparecer, mas aqueles que estão participando da “festa” não estão observando esse cenário, continuam se divertindo alegremente, (Sabedoria 15;12) e, talvez não percebam o duplo anagrama perfeito (O Caminho Para o Tudo) constituído dos três indicadores, que assinalam o terceiro momento mais importante desta Geração Cósmica. O primeiro foi o seu início, na monumental explosão que expandiu o vapor da virtude Divina, e manifestou a Vontade e a Sabedoria de Deus. O segundo foi o “nascimento” de Jesus Cristo na mente e no coração dos homens, promovido pelo Espírito Santo no evento do Pentecostes. O terceiro registra o grande final da jornada de Adão, o fim da História, o fim da Geração Cósmica, no encontro final entre Israel e Jacó, o Homo Sapiens e o Homo Habilis, que definitivamente se despedem, no glorioso retorno do Nosso Senhor, para o restabelecimento do Seu Reino Eterno.

Seja Bem-Vindo Nosso Senhor Jesus Cristo !!!