VIOLÊNCIA

Nas redes sociais leio todo dia, sobre violência, em como combatê-la, sobre diminuição da maioridade penal, de linchamentos, de justiça com as próprias mãos, que essa é nossa cultura herdada sabe-se lá de quem.O problema cultural se resolve com investimento em educação. Mal comparando o uso do cinto e do capacete, hoje, é quase automático, se entrar no carro e colocar o cinto, mas quando a Lei foi criada, muitos diziam: - Não vai pegar...Quando a punição começou a chegar aos bolsos, a coisa mudou. A grande maioria dos bandidos que tive a oportunidade de conhecer pessoalmente já nasceram condenados, para eles, prisão, morte, surra, era tudo a mesma coisa, queriam ter o que a sociedade dizia ser importante (futilidades do consumismo) e sobravam-lhes rancor e ódio. Quem está preso, está em uma escola integral de vingança e bandidagem, quem está solto, continua com seus crimes, até morrerem nas mãos da polícia ou de outros bandidos. Qual a idade certa para se punir com cadeia? 16 anos? Conheço meninos de 8, que vivem soltos desde os três, surrados aos quatro, estuprados aos cinco, levados ao tráfico de drogas aos seis. Agora não tem mais volta, é matar ou morrer? O que fazer? Prender aos dois anos antes que se transformem em bandidos? Só ouço falar em penas, condenações, prisões, mas quem mais rouba é justamente quem tem o poder de gerir o dinheiro que deveria ser encaminhado para a educação integral, criando uma nova cultura , que não transforme cidadãos de bens em pessoas vingativas e cheias de raiva e sentimento de impotência diante de tanta violência.