A BÍBLIA PARA ADULTOS NO ESPÍRITO

A Bíblia não esconde de ninguém, que ela é composta de fábulas e genealogias, que são apenas alegóricas ou simbólicas, e que escondem o seu verdadeiro sentido, mantendo-o subjacente, fora do alcance das investigações racionais, que são promovidas por Jacó, a criança espiritual, quando, excepcionalmente, ele não está com preguiça. Isso está claro nos textos bíblicos, sugerindo até que não nos ocupemos dessas fábulas, (I Timóteo 3,4 / II Timóteo 4;1 a 5 / II Pedro 1;16 / Tito 1;l3, 14), mas é exatamente o contrário o que fazem as denominações teológicas, que contam e recontam, até à exaustão, as histórias bíblicas, inclusive com solenidades teatrais, que são absolutamente inúteis. O próprio Jesus Cristo afirmou que somente se expressava através de parábolas, dificultando o seu entendimento, para os que não devem ter acesso à compreensão (Mateus 13;10,11,16,17 / Marcos 4;33,34, e também mantendo Deus escondidas a maior parte das suas obras (Eclesiástico 16;22). Precisamos entender, definitivamente, que a compreensão espiritual é concessão, é privilégio reservado para Israel, que anteriormente se chamava Jacó. (Gênesis 32;25 a 30)

Temos que considerar o “véu de Moisés”, exposto pelo Apóstolo Paulo (II Coríntios 3;13a16 e 4;3a7), que repousa no decálogo de Moisés, considerado pelo Apóstolo como o ministério da morte (II Coríntios 3;7 a 9) enquanto as leis permanecerem nas pedras, sem a sua transferência para o coração. O “véu de Moisés” não permite que seja alcançada a substância da letra, mantendo “Jacó” na sua superfície ou literalidade. Paulo considera como o alimento espiritual sólido, a substância da letra, acessível apenas aos adultos no espírito (representado por Israel), (Hebreus 5;11 a 14 e 6;12 / I Coríntios 3;1 a 7) ao qual Jacó (a criança espiritual) não consegue ter acesso, mantendo-se no “leite” (alimento infantil) ou na literalidade das palavras e nas fábulas e genealogias, semelhantes às histórias infantis. Além disso, podemos imaginar o assombro de Jacó, diante dos seguintes textos bíblicos, os quais devidamente compreendidos reduzem a escombros as milenares e cansativas ladainhas caóticas das denominações teológicas, repetindo sempre o que as humildes ovelhas gostam de ouvir, fixando-as no seu cérebro durante tanto tempo.

Eclesiástico 16;22 – Existem coisas escondidas que não sabes. Jó 28;13,21 – A sabedoria está oculta aos viventes. Habacuque 1;5 e Atos 13;41 – Não crereis se alguém vos contar. Efésios 2;8 – A fé não vem de vós, é dom de Deus. Zacarias 13;8,9 e Ezequiel 5;2,12 – Uma terça parte será salva (33,3%) e duas terças partes (66,6%) irão para as Trevas. Hebreus 7;18,19 – A Lei (Moisés) não aperfeiçoa, é fraca e inútil. Gálatas 1;15 – Me escolheu desde o ventre da minha mãe. Jeremias 1;5 – Te conheci no ventre materno.Isaías 46;6,7 – Fazem um Deus e o levam nos ombros. Jeremias 7;17,18 – Rainha dos céus. I Timóteo 1;4 – Não se ocupem com fábulas ou genealogias. Jeremias 33;33;2,3 – Invoca-me e te responderei. Isaías 42;9 e Amós 3;7 – Antes que sucedam vo-las farei ouvir. João 16;25 – Vos falarei claramente a respeito do Pai. Mateus 10;26,27 – Tudo será revelado. Jeremias 23;20 e 30;24 – Nos últimos dias entendereis claramente. Mateus 13;35 – Publicarei coisas ocultas desde a fundação do mundo. Jeremias 31;34 - Ninguém mais precisará ensinar seu irmão, dizendo-lhe: Procura conhecer o Senhor! Do menor ao maior, todos me conhecerão.

Vamos examinar atentamente os seguintes textos bíblicos, observando o seu sentido mais profundo que nos mostra as nossas limitações, e que nunca são indicados pelas denominações teológicas, pois essas instituições, astutas, maliciosas, sabem que essa profundidade denuncia a sua própria e completa inutilidade.

Efésios 2;8,9 – Porque pela graça sois salvos, por meio da fé, e isto não vem de vós, é dom de Deus; não vem das obras, para que ninguém se orgulhe.

Gálatas 3;23 a 26 – Mas, antes que viesse a fé, éramos mantidos debaixo da lei, nela confinados para aquela fé que haveria de ser revelada. Desse modo a lei se tornou nosso guia para nos conduzir a Cristo, a fim de que pela fé fôssemos justificados. Mas, tendo chegado a fé, já não estamos sujeitos a esse guia. Pois todos sois filhos de Deus pela fé em Cristo Jesus.

João 15;16 – Não fostes vós que me escolhestes, pelo contrário, eu vos escolhi e vos designei a ir e dar fruto e fruto que permaneça, a fim de que o Pai vos conceda tudo quanto lhe pedirdes em meu nome.

Romanos 9;10 a 16 – E não somente isso, mas também a Rebeca, que concebeu de Isaque, nosso pai (pois os gêmeos ainda não tinham nascido, nem praticado o bem ou o mal, para que o propósito de Deus segundo a eleição permanecesse firme, não por causa das obras, mas por Aquele que chama), foi-lhe dito: o mais velho servirá o mais novo. Como está escrito: Amei a Jacó, mas rejeitei a Esaú. Que diremos? Há injustiça da parte de Deus? De modo nenhum. Porque Ele diz a Moisés: Terei misericórdia de quem eu quiser ter misericórdia e compaixão de quem eu quiser ter compaixão. Assim, isso não depende da vontade nem do esforço de alguém, mas de Deus mostrar misericórdia.

Mateus 23 – Então falou Jesus às multidões e aos seus discípulos: Na cadeira de Moisés se assentaram os escribas e os fariseus. Amam o primeiro lugar nos banquetes e as primeiras cadeiras nas sinagogas, as saudações nas praças, e o serem chamados mestres pelos homens. Vós, porém, não sereis chamados mestres, porque um só é vosso mestre, e vós todos sois irmãos. A ninguém sobre a terra chameis vosso pai, porque só um é vosso Pai; aquele que está no céu. Nem sereis chamados guias, porque um só é vosso guia , o Cristo. Mas o maior dentre vós será vosso servo. Ai de vós, escribas e fariseus hipócritas! Porque fechais o reino dos céus diante dos homens; pois, vós não entrais, nem deixais entrar os que estão entrando. Ai de vós, escribas e fariseus hipócritas! Porque devorais as casas das viúvas e, para justificar, fazeis longas orações; por isso sofrereis juízo muito mais severo. Serpentes, raça de víboras! Como escapareis da condenação do inferno?

Pelos textos bíblicos acima, o intelecto de Jacó, mesmo que seja preguiçoso, poderá perceber com facilidade, que exceto a obrigação de observar com rigor o decálogo de Moisés e os ensinamentos cristãos, o restante em nada depende do Ser Humano, que deve se dedicar a estudar com obstinação os Profetas, os Evangelhos, os Livros Sapienciais, e a Bíblia em geral, com independência, sem vinculações com as inúteis denominações teológicas, que são apenas mercadores da fé, iludindo as “ovelhas” humildes e ingênuas..

Eclesiastes 1;9 a 11 e 3;15 – O que foi, é isto mesmo que será. E o que foi feito, é isto mesmo que vai ser feito: não há nada de novo debaixo do sol. Uma coisa da qual se diz: “Eis aqui algo de novo”, ela já nos precedeu, nos séculos que houve antes de nós. Não há memória dos tempos antigos. E, quanto àqueles que vierem depois, tampouco deles haverá memória junto aos que vierem por último. O que já foi, é o que está sendo; o que existirá, já foi, pois Deus vai em busca do que passou.

Assim, como não há nada de novo embaixo do sol, significa dizer que cada Geração Cósmica é como um rolo de filme, onde todos os eventos do presente, do passado e do futuro, já se encontram plena e previamente gravados e definidos, o que reduz a pó todos os procedimentos das denominações teológicas e de todas as crenças e superstições do Planeta! Aliás, como nos esclarece o fecundo Apóstolo Paulo, nós também somos apenas cartas escritas, (II Coríntios 3;1 a 16) o que significa que o próprio livre-arbítrio também está previamente definido quanto ao seu uso, esclarecendo-nos claramente, a questão da onisciência Divina, pois uma só novidade que viesse a existir, representaria a implosão da onisciência de Deus.

Estamos nos últimos dias e a Humanidade atingiu o apogeu da sua evolução. Excluídos os preguiçosos, indiferentes ao conhecimento de Deus, mesmo os descrentes sobre todos os tipos de conhecimentos improváveis, poderão compreender, ainda que parcialmente, que a Bíblia contém um real significado, expresso em fragmentos e distribuídos em seus livros, como pequenas peças de um imensurável desenho a ser montado. Todavia, a montagem desse desenho depende, totalmente, da orientação do Espírito Santo e nem os intelectos mais avantajados pela maior cultura racional conseguirão montá-lo por si mesmos.

I Coríntios 2;14,15 – O homem natural não aceita as coisas do Espírito de Deus, porque lhe são absurdas, e não pode entendê-las, porque se compreendem espiritualmente. Mas aquele que é espiritual compreende todas as coisas, ao passo que ele mesmo não é compreendido por ninguém.

Sobre o texto acima, Paulo em Hebreus 5;11, e Pedro, em II Pedro 3;15,16, confirmam a dificuldade tanto para a exposição do conteúdo espiritual, como mais ainda para a sua compreensão pela racionalidade, tendo em vista que, até entre os homens espirituais persistem certas dificuldades, em razão da diversidade de dons ou carismas, que qualificam individualmente os espiritualizados. Contudo, os tempos da ignorância foram concluídos (Atos 17;30), e entramos na etapa da colheita espiritual da parte remanescente (Romanos 9;27 e 11;5) para a salvação, ou o que falta para completar 33,3%. Quanto aos 66,6%, os leitores e estudiosos habituais da Bíblia conhecem bem o seu significado. (Apocalipse 13;18)

Com efeito, o verdadeiro conhecimento de Cristo está fora dos padrões humanos, e o acesso à sua profundidade é exclusivamente espiritual. A racionalidade não consegue compreender o significado e o sentido das palavras dos Profetas porque ela não pode romper o “véu de Moisés”, alocado nas fábulas e genealogias, nas parábolas e na literalidade das palavras. Para complementar o grau de dificuldades espontâneas, o sentido mais amplo das Sagradas Escrituras depende também da localização dos “retalhos” espalhados nos seus diversos livros, os quais, adequadamente inseridos nos contextos, permitirão a sua melhor compreensão. As cartas do Apóstolo Paulo reúnem boa parte desses fragmentos, sendo muito úteis para os estudiosos das Sagradas Escrituras. As dificuldades de interpretação podem ser percebidas, por exemplo, em I Coríntios 2;4 a 16 / Jeremias 31;33,34 / Ezequiel 36;23 a 28 / Hebreus 8;8 a 12 e 10;15 a 18 / Colossenses 1;26, 27 / Efésios 1;3 a 23 / cujos textos devem ser estudados com muita persistência, o que não se pode esperar por parte de “Jacó”, com sua habitual preguiça e o intelecto adormecido, satisfeito com as histórias infantis e com a literalidade das palavras que ele pode compreender. Isso tudo fica ainda mais complicado para o negligente Jacó, quando ele ficar sabendo que o “gatilho” que dispara todo esse processo que possibilita o acesso à substância, subjacente ao sentido literal, depende da Misericórdia do Pai, do Amor e da Graça do Filho e da Unção do Espírito Santo, sem o que Jacó não mudará nunca o nome para Israel.

Hebreus 5;11 a 14 – Sobre isso, temos muitas coisas que dizer, embora difíceis de explicar, porque vos tornastes vagarosos para ouvir. De fato, embora vós já devêsseis ser mestres agora, ainda precisais que alguém vos ensine de novo os princípios elementares da palavra de Deus, sendo que vos tornastes necessitados de leite, e não de alimento sólido. Qualquer pessoa que se alimenta de leite é inexperiente na palavra da justiça, pois é criança. Mas o alimento sólido é para os adultos que, pela prática, têm suas faculdades morais exercitadas para discernir tanto o bem como o mal.

Hebreus 6;1,2 – Assim, deixando os aspectos elementares do ensino de Cristo, prossigamos para o aperfeiçoamento, não lançando de novo o fundamento do arrependimento de obras mortas e da fé em Deus, o ensino sobre batismos, imposição de mãos, sobre a ressurreição dos mortos e o juízo eterno.

Gálatas 4;8 a 11 – No passado, quando não conhecíeis a Deus, costumáveis servir aos que por natureza não são deuses; agora, porém, que já conheceis a Deus, ou melhor, sendo conhecidos por ele, como podeis voltar para esses princípios elementares, fracos e pobres, aos quais de novo quereis servir? Guardai dias, meses, tempos e anos. Temo que eu talvez tenha trabalhado inutilmente para convosco.

O Homo Habilis se encontra no apogeu da evolução, e esta, é um atributo tanto da racionalidade como também da espiritualidade. Não há mais tempo a perder, para garantir o lugar entre os remanescentes, mas é preciso que haja interesse de Jacó em alcançar a bênção de Deus e a mudança do seu nome para Israel.

Mateus 7;7 – Pedi, e vos será dado; buscai e achareis; batei e a porta será aberta.

Atos 17;30 – Deus não levou em conta os tempos da ignorância, mas agora ordena que todos os homens, em todos os lugares, se arrependam.

“Mas chega um momento na história, em que o pecado da ignorância não pode mais ser perdoado, um momento em que só o conhecimento tem o poder da absolvição”. (Livro O Inferno – Dan Brown)

“Neste momento, parece que a ciência nunca será capaz de erguer a cortina acerca do mistério da criação. Para o cientista que viveu pela sua fé na força da razão, a história encerra como um sonho ruim. Ele escalou as montanhas da ignorância e se vê prestes a conquistar o pico mais alto; à medida que se puxa a rocha final, é saudado por um bando de Teósofos que estiveram sentados ali durante séculos”. (Livro: Deus e os Astrônomos – Robert Jastrow – astrofísico)

“Se não houver frutos, valeu a beleza das flores. Se não houver flores, valeu a sombra das folhas. Se não houver folhas, valeu a intenção da semente”. (Henfil)