FILÓSOFOS, FILÓLOGOS E TEÓSOFOS

Este texto destina-se, e é dedicado, a todos aqueles que estão empenhados, com persistência e obstinação, de forma independente, sem bloqueios de vinculações institucionais, na busca do conhecimento e da Theosophia (Sabedoria Divina), aos quais desejamos pleno sucesso na sua jornada.

Os grandes Pensadores são habitualmente, classificados como Filósofos, o que nem sempre corresponde à realidade. Os Filósofos são identificados por sua inclinação pela busca da sabedoria. Ora, a sabedoria não se encontra na Humanidade (basta olhar a sua história e Jó 28;12,13), por isso ela é procurada por aqueles que tentam extrapolar os limites da racionalidade, e penetrar no campo da Metafísica. Quando o Pensador se atém aos domínios da racionalidade, ele se constitui num Filólogo, estudioso dos fenômenos relacionados à lingüística, literatura e aos aspectos culturais dos povos. Assim, podemos constatar, por exemplo, que Platão era um Filósofo; Espinosa era um Filósofo/Filólogo, Sócrates era um Filólogo, enquanto Nietzsche saltitava entre as duas correntes, alternando suas convicções, consoante suas complicadas condições psicológicas.

A Filosofia e a Filologia, assim como quaisquer outras ciências organizadas pela racionalidade, são apenas opções dos Seres Humanos, compatíveis com as vocações individuais. A única exceção a essa regra chama-se Theosophia, que só pode ser objeto da opção humana para estudá-la, mas cujo acesso ocorre por uma eclosão inicial, ou um “insight”, como uma concessão que transcende a nossa racionalidade, constituindo-se numa prerrogativa extremamente privilegiada. O único Teósofo que conhecemos (excluídos os Profetas bíblicos) é Jacob Boehme (1575-1624), um simples sapateiro alemão, cujas valiosas obras literárias, como “Aurora Nascente”, “Os Três Princípios da Essência Divina” e outras, poderão ser estudadas pelos eventuais interessados. A Internet e a Editora Polar poderão lhes facilitar as pesquisas sobre as obras de Boehme.

A Theosophia de Jacob Boehme serviu como base para os que se dedicaram a estudar essa Ciência, os quais mesmo possuindo razoável discernimento espiritual, valeram-se da profundidade e amplitude do sistema de idéias teosóficas de Boehme, para melhor definição e até confirmação das suas próprias percepções, tornando-as mais acessíveis a si mesmos e às outras pessoas. Assim, não devemos confundir as três Ciências, as quais têm características próprias bem definidas, permitindo-nos observar Platão, como um Filósofo, Sócrates, como um Filólogo e Boehme como um Teósofo. Temos observado que alguns estudiosos chamam Boehme de Filósofo e suas obras de filosóficas, o que é um duplo “capitis diminutio”.

Filosofia (philos + Sophia) = Estudo geral sobre a natureza de todas as coisas e suas relações entre si; os valores, o sentido, os fatos e princípios gerais da existência, bem como a conduta e destino do homem. Estuda as nossas faculdades sob o ponto de vista mais elevado da Razão. Busca uma concepção geral, supra racional sobre o Universo, mediante uma visão cósmica, porém, sem ultrapassar a esfera da Razão. Nesse sentido, convém observar os textos bíblicos seguintes, pelos quais percebemos claramente os limites da nossa racionalidade.

Colossenses 2;8- Tende cuidado para que ninguém vos tome por presa, por meio da filosofia e de sutilezas vazias, conforme a tradição dos homens, conforme os espíritos elementares do mundo, e não de acordo com Cristo. I Coríntios 2;9,10- Mas, como está escrito: As coisas que olhos não viram, nem ouvidos ouviram, nem penetraram o coração humano, são as que Deus preparou para os que o amam. Deus, porém, revelou-as a nós pelo seu Espírito. Pois o Espírito examina todas as coisas, até mesmo as profundezas de Deus.

Filologia (philos + logos + ia) = Ciência que, por meio de textos escritos, estuda a língua, a literatura e todos os fenômenos da cultura de um povo.

Theosophia (Theo + Sophia) = Sabedoria Divina. Ciência que admite o conhecimento de Deus e das Leis do Universo pela revelação mística, manifestada na própria Alma, como uma iluminação transcendental.

O Ecletismo, escola filosófica do francês Vítor Cousin, preconiza que há em todo Ser Humano, um “sentido da verdade”, que lhe permite descobrir um fragmento ou mesmo um aspecto mais amplo da verdade total. Talvez o “gatilho” dessa descoberta seja a “eclosão” que provoca a metamorfose do insubordinado e iracundo Homo Habilis, para o disciplinado e pacífico Homo Sapiens! Eis que, nesta última condição, este, certamente saberá de onde lhe veio a sabedoria e também Quem foi que “acionou o gatilho”! Eis alguns textos bíblicos, para o “aquecimento inicial” dos privilegiados estudantes da Sabedoria Divina:

Eclesiástico 1;26 - Nos tesouros da sabedoria acham-se a inteligência e a ciência religiosa; mas para os pecadores é a sabedoria uma coisa execrável.

Eclesiástico 6;23 – Porque a sabedoria, que faz o homem inteligente, é segundo o nome que tem, e ela não é descoberta a muitos; mas naqueles a quem é descoberta, dura firme até os levar à presença de Deus.

Jó 28;12,13,20,21 – Mas onde se achará a sabedoria? E onde está o lugar do entendimento? O homem não conhece o valor dela, nem se acha ela na terra dos viventes. Donde, pois, vem a sabedoria, e onde está o lugar do entendimento? Está encoberta aos olhos de todo vivente, e oculta às aves do céu.

Sabedoria 6;14,15 – Ela se antecipa aos que a cobiçam, de tal sorte que se lhes patenteia primeiro. Aquele que vigia desde a manhã para possuí-la, não terá trabalho, porque ele a achará assentada à sua porta.

Sabedoria 8;8 – E se alguém deseja a profundidade da ciência, ela é a que sabe o passado e que julga do futuro; conhece a sutileza dos discursos e as soluções dos argumentos; sabe os sinais e os prodígios antes que eles apareçam, e o que tem de acontecer no decurso dos tempos e dos séculos.

Eclesiástico 39;1,2,3 – O sábio investigará a sabedoria de todos os antigos, e fará o seu estudo nos Profetas. Ele conservará no seu coração os ditames dos homens de grande nomeada, e ao mesmo tempo entrará nas sutilezas das parábolas. Indagará o recôndito dos provérbios, e ocupar-se-á no misterioso das parábolas.

Sabedoria 7;7,8 – Por amor disto desejei eu a inteligência, e ela me foi dada; e invoquei o Senhor, e veio a mim o espírito da sabedoria; e a preferi aos reinos e aos tronos, e julguei que as riquezas nada valiam em sua comparação.

Provérbios 1;5,6,7 – Ouça o sábio e cresça em prudência; e o entendido adquira habilidade, para entender provérbios e parábolas, as palavras e enigmas dos sábios. O temor do Senhor é o princípio do saber, mas os loucos desprezam a sabedoria e o ensino.

Contudo, há que se transmitir “avisos aos navegantes”, para alertá-los sobre as dificuldades e os perigos dos “mares da vida”. Eis que no mundo material, para satisfazer os seus desejos, o Ser Humano tem que optar ou pelo bom caminho, que exige muitos esforços e poucos rendimentos, ou pelo mau caminho, com maiores possibilidades de sucesso material, mas também com os seus riscos. Porém, assim como não há “almoço grátis” no mundo material, também não há “almoço grátis” no mundo espiritual, como se observa no texto:

Eclesiástico 2;4,5 – Aceita de boa mente tudo o que te suceder, e tem sofrimento na tua dor, e ao tempo da humilhação tem paciência. Porque no fogo se prova o ouro e a prata, e os homens que Deus quer receber, na fornalha da humilhação.

No mundo materialista, como nos mostra claramente a realidade, tanto internacional, como com grande nitidez a nacional, (para nossa vergonha) prevalece o conteúdo do texto:

Sabedoria 15;12 – Mas até julgaram que a nossa vida era um divertimento, e que a maneira de viver tinha sido destinada para o lucro, e que importava por quaisquer meios, ainda que ilícitos, adquirir cabedais.

Afinal, resta ainda a alternativa dos “neutros”, aqueles que ficam “em cima do muro” ou na “coluna do meio”, mas neste caso, temos que observar outro texto:

Apocalipse 3;15,16 – Conheço tuas obras; sei que não és frio nem quente. Antes fosses frio ou quente! Assim, porque és morno, e não és quente nem frio, estou a ponto de vomitar-te da minha boca.

Estamos vivendo o tempo das definições, e a realidade nos exibe claramente, que isto está em pleno andamento. Permanece, pois, o espaço para a observação, a reflexão e, principalmente, a ação individual, lembrando que todas as circunstâncias relativas à Theosophia são intransferíveis pela vontade humana, cabendo a cada um, pessoalmente, penetrar (ou ser admitido) nas suas profundezas. Os pesquisadores mais dedicados poderão pousar abruptamente, bem dentro do texto abaixo, ocorrendo, então, a “explosão” do seu “Big Bang” pessoal. Caso isso aconteça, jamais eles voltarão a ser os mesmos, e jamais se esquecerão desse dia glorioso, pois então, terá lhes ocorrido o seguinte:

Eclesiástico 16;25- E eu te darei documentos de equidade, e manifestar-te-ei os arcanos da sabedoria; e está atento às minhas palavras em teu coração, e já daqui te digo com retidão de espírito, as virtudes que desde o princípio tem Deus feito reluzir nas suas obras, e te declaro em verdade a sua ciência.

Aos Estudantes recomendamos cautela com os falsos profetas, os quais enganam as “ovelhas” humildes, com palavras “doces”, que elas gostam de ouvir. Eis uma dura advertência para eles. Mateus 23;13,14,15- Ai de vós escribas e fariseus, hipócritas! porque fechais o reino dos céus diante dos homens; pois, vós não entrais, nem deixais entrar os que estão entrando. Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! porque devorais as casas das viúvas e, para o justificar, fazeis longas orações; por isso sofrereis juízo muito mais severo. Ai de vós escribas e fariseus, hipócritas! porque rodeais o mar e a terra para fazer um pagão converter-se; e, uma vez feito, o tornais filho do inferno duas vezes mais do que vós.

O Apóstolo Paulo define o valor das coisas do mundo material, e o que elas representam em comparação com o conhecimento espiritual, que conduz à sabedoria. Filipenses 3;7,8 – Mas o que para mim era lucro, passei a considerar perda, por amor de Cristo; sim na verdade também considero perda todas as coisas em comparação com a excelência do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor, pelo qual sofri a perda de todas essas coisas. Eu as considero esterco, para que possa ganhar Cristo.

Vejamos como Jesus, filho de Sirach, autor do Livro Eclesiástico, conseguiu encontrar a Sabedoria, para que nos sirva de orientação na nossa busca pessoal pelo tão desejado encontro com Sophia..

Eclesiástico 51;18 a 38 – Quando eu ainda era moço, antes de me retirar para longe, busquei abertamente a sabedoria na minha oração. À face do templo eu instava por ela, e buscá-la-ei até o fim da minha vida. E assim floresceu como uva temporã. O meu coração se alegrou nela. O meu pé andou caminho direito; desde a minha mocidade procurava seguir-lhe o rastro. Inclinei um pouco o meu ouvido, e logo a percebi. Muita sabedoria achei em mim mesmo, e muito aproveitei nela. Ao que me dá sabedoria, dar-lhe-ei glória. Resolvi-me, pois a pô-la por obra; tive zelo do bem, e não me envergonharei. Lutou a minha alma por ela, e, pondo-a por obra, me fortifiquei. Levantei as minhas mãos ao alto, e chorei a sua ignorância. Dirigi a ela a minha alma, e no conhecimento de mim mesmo a achei. Possuí com ela o meu coração desde o princípio; por isso não serei desamparado. As minhas entranhas se comoveram, buscando-a; por cuja causa possuirei este grande bem. O Senhor me deu em minha recompensa uma língua, e com ela mesma o louvarei. Chegai-vos a mim, ó indoutos, e ajuntai-vos na casa da instrução. Por que tardais vós ainda e que dizeis à vista destas coisas? As vossas almas estão sequiosas em extremo. Eu abri a minha boca e disse: Comprai-a para vós sem dinheiro. E submetei o vosso pescoço ao seu jugo, e receba a vossa alma a instrução; porque ela está à mão para se achar. Vêde com vossos olhos, que eu trabalhei pouco, e achei para mim muito descanso. Recebei a instrução como uma grande soma de dinheiro. E possuí com ela grande abundância de ouro. Alegre-se a vossa alma na misericórdia do Senhor, e não vos envergonhareis quando o louvardes. Fazei a vossa obra antes que se passe o tempo, e ele vos dará o vosso galardão a seu tempo.

Permanece o convite aos caros e dedicados Estudantes da Theosophia, para o mergulho profundo em busca de Sophia. Assim, para enriquecer este texto, tornando-o compatível com a beleza dessa linda morena, observem o que Ela mesma diz com as suas próprias palavras:

Cantares 1;5,6- Eu estou morena, porém formosa, ó filhas de Jerusalém, como as tendas de Quedar, como as cortinas de Salomão. Não olheis para o eu estar morena, porque o sol me queimou 2;1- Eu sou a Rosa de Sarom, o lírio dos vales. 6;1,2,3- Para onde foi o teu amado, ó mais formosa entre as mulheres? Que rumo tomou o teu amado? e o buscaremos contigo. O meu amado desceu ao seu jardim, aos canteiros de bálsamo, para pastorear nos jardins e para colher os lírios. Eu sou do meu amado, e o meu amado é meu; ele pastoreia entre os lírios.

Eclesiástico 24;1 a 47- A Sabedoria louvará a sua alma, e se honrará em Deus, e se gloriará no meio do seu povo. E abrirá a sua boca nas assembléias do Altíssimo, e se gloriará à vista do poder do Senhor. E será exaltada no meio do seu povo, e será admirada na plenitude dos santos. E na multidão dos escolhidos terá louvor, e entre os benditos será bendita, dizendo: Eu saí da boca do Altíssimo, a primogênita de todas as criaturas. Eu fiz com que nascesse nos céus uma luz que nunca falta, e como névoa cobri toda a terra. Eu habitei nos lugares mais altos, e o meu trono é sobre uma coluna de nuvem. Eu só rodeei o giro do céu, e penetrei a profundidade do abismo; andei sobre as ondas do mar; e estive em toda a terra, e em todo o povo; e entre todas as nações tive a primazia; e andei com o meu poder nos corações de todos os grandes e pequenos, e em todos estes busquei o descanso, e assentarei a minha morada na herança do Senhor. Então o Criador do Universo me deu os seus preceitos e me falou, e aquele que me criou descansou no meu tabernáculo, e me disse: Habita em Jacó, e possui a tua herança em Israel, e lança raízes nos meus escolhidos. Eu fui criada desde o princípio e antes dos séculos, e não deixarei de ser em toda a sucessão das idades, e exercitei diante Dele o meu ministério na morada santa. E fui assim firmada em Sião, e repousei igualmente na cidade santificada, e em Jerusalém está o meu poder. E me vim a arraigar num povo honrado, e nesta porção do meu Deus que é a sua herança, e na plenitude dos santos, onde se acha a minha assistência. Crescendo me elevei como cedro no Líbano, e como cipreste no Monte Sião; e lancei em alto os meus ramos, como a palmeira em Cades, e como as plantas das rosas em Jericó. Eu me elevei como uma formosa oliveira nos campos, e como o plátano nas praças à borda d’água. Difundi um cheiro como o cinamomo e o bálsamo aromático; espalhei como mirra escolhida suavidade de cheiro, e perfumei a minha habitação como estoraque, e gálbano, e unha odorífera, e gota, e como incenso do Líbano que não é tirado por incisão, e a minha fragrância é como a do bálsamo sem mistura. Eu estendi os meus ramos como o terebinto, e os meus ramos são ramos de honra e de graça. Eu como vide lancei flores de um agradável cheiro, e as minhas flores são frutos de honra e de honestidade. Eu sou a mãe do amor formoso, e do temor, e do conhecimento, e da santa esperança. Em mim há toda a graça do caminho e da verdade, em mim toda a esperança da vida e da virtude. Passai-vos a mim todos os que me cobiçais, enchei-vos dos meus frutos. Porque o meu espírito é mais doce do que o mel, e a minha herança vence em doçura o mel e o favo. A minha memória durará por todas as gerações dos séculos. Aqueles que me comem terão ainda fome, e os que me bebem terão ainda sede. Aquele que me ouve não será confundido, e os que obram por mim não pecarão. Aqueles que me esclarecem terão a vida eterna. Tudo isto é o livro da vida, e o testamento do Altíssimo, e o conhecimento da verdade. Moisés entregou a lei nos preceitos da justiça, e a herança para a casa de Jacó e as promessas para Israel. O Senhor prometeu a David, seu servo, que faria sair dele um rei fortíssimo, e que se assentasse no trono de glória para sempre. Ele que difunde a sabedoria como o Phison as suas águas, e como o Tigre nos dias dos novos frutos. Que enche o entendimento como o Eufrates, que transborda como o Jordão no tempo da ceifa. Que envia a disciplina como luz, e que aumenta as suas águas como o Gehon na conjunção da vindima. Ele é o que tem a primazia no cabal conhecimento da mesma sabedoria, e o mais fraco não na poderá rastejar. Porque os seus pensamentos são mais vastos do que o mar, e os seus conselhos mais profundos do que o grande abismo. Eu sou a sabedoria, que de mim fiz correr os rios. Eu como um regato de água ribeira, e como aqueduto, saí do paraíso. Eu disse: Regarei as plantas do meu jardim, e fartarei de água o fruto do meu prado. E eis aqui se fez o meu regato, um caudaloso rio, e o meu rio veio a competir com um grande mar. Porque a luz da doutrina com que a todos ilustro é como a luz da madrugada, e eu a manifestarei por toda a sucessão dos séculos. Penetrarei todas as partes inferiores da terra, e lançarei os olhos por todos os que dormem, e esclarecerei a todos os que esperam no Senhor. Eu espalharei ainda uma doutrina como profecia, e deixá-la-ei aos que andam em busca da sabedoria pela descendência deles até o século santo. Vede que eu não trabalhei só para mim, mas para todos os que buscam a verdade.

Como ponto de partida, os Estudantes da Theosophia agora já sabem quem é, realmente, a Virgem Imaculada, Mãe (Irmã e Esposa) do “Amor Formoso”. Livres dos falsos profetas, basta seguir em frente, livrando-se também do entulho porventura depositado por eles nos seus intelectos. Então, prossigamos.

O químico francês Antoine Laurent Lavoisier (1743 - 1794) expôs a sua incontestável conclusão: “Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma”, baseado é claro, nos seus profundos conhecimentos sobre a matéria em que se especializou. Certamente, ele não imaginava, 222 anos atrás, que a sua conclusão era extensiva ao Universo, valendo para onde a racionalidade pode compreender e também para as profundezas onde somente o espírito pode penetrar. Mas, quanto aos nossos Estudantes da Theosophia, eles poderão perceber o “Marco Divisório” que estabelece a fronteira entre as Trevas e a Luz, observando atentamente os textos seguintes, como indicativos do mistério relativo ao destino final das transformações observadas por Lavoisier. Vamos exercitar esses intelectos.

Isaías 45;7- Eu formo a Luz, e crio as Trevas

Sabedoria 3;7- Os justos resplandeceram, e como faíscas discorreram por um canavial.

Daniel 12;3- Os que forem sábios, pois, resplandecerão como o fulgor do firmamento; e os que a muitos conduzirem à justiça, como as estrelas sempre e eternamente.

Mateus 13;40 a 43- Pois, assim como o joio é colhido e lançado ao fogo, assim será na consumação do século. Mandará o Filho do Homem os seus anjos, que ajuntarão do seu reino todos os escândalos e os que praticam a iniquidade. E os lançarão na fornalha acesa; ali haverá choro e ranger de dentes. Então os justos resplandecerão como o sol, no reino do seu Pai. Quem tem ouvidos (para ouvir), ouça.

João 8;12- Então Jesus voltou a falar-lhes, dizendo: Eu sou a luz do mundo; quem me seguir jamais andará em trevas, mas terá a luz da vida.

II Coríntios 4;6- Porque, Deus que disse: Das trevas resplandecerá luz, ele mesmo resplandeceu em nossos corações, para iluminação do conhecimento da glória de Deus na face de Cristo.

Efésios 5;6,8- Ninguém vos engane com palavras vãs; porque por estas coisas vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência. Portanto, não sejais participantes com eles. Pois outrora éreis trevas, porém agora sois luz no Senhor; andai como filhos da luz.

Filipenses 3;20,21- Pois a nossa pátria está nos céus, de onde também aguardamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo, o qual transformará o nosso corpo de humilhação para ser igual ao corpo da sua glória, segundo a eficácia do poder que ele tem de até subordinar a si todas as coisas.

João 12;46- Eu vim como luz ao mundo, para que todo aquele que crê em mim não permaneça nas trevas.

Isaías 9;2- O povo que andava em trevas, viu grande luz, e aos que viviam na região da sombra da morte resplandeceu-lhes a luz.

Isaías 26;19- Acordai para cantar, vós que dormis debaixo da terra! Pois teu orvalho é orvalho de luz e a terra restituirá à luz seus mortos.

.

Mas, onde encontrar a Theosophia? (ou melhor, como ser encontrado por Ela?) Eis alguns locais onde, repentinamente, poderá surgir a linda morena Sophia (Sabedoria) ... e Ela te será manifesta e, tendo-te já abraçado com Ela, não a deixes. Vestir-te-ás dela como de uma estola de glória, e a porás sobre ti como uma coroa de júbilo (Eclo 6;28,32).

• Nos livros dos Evangelhos (não na história, mas na sua substância e nas palavras de Cristo).

• Nos Livros: Eclesiástico, Sabedoria, Eclesiastes, Provérbios, Salmos, Jó, Atos.

• Nos livros dos Profetas Bíblicos (especialmente: Isaías, Jeremias, Ezequiel, Daniel, Zacarias).

• Nas Cartas dos Apóstolos Paulo e Pedro.

• Nas obras do Teósofo (Jacob Boehme).

• Nas Revelações Espirituais (propriedade pessoal).

• Nas Orações (Vide no livro Sabedoria, capítulos 6, 7, 8 e 9, na íntegra).

• Em Si mesmos: (Lucas 17;20,21 – Interrogado pelos fariseus sobre quando viria o reino de Deus, Jesus lhes respondeu: Não vem o reino de Deus com visível aparência. Nem dirão: Ei-lo aqui! ou: Lá está! Porque o reino de Deus está dentro em vós.) ... e no reino de Deus está a Sabedoria.

• I Coríntios 3;16 – Não sabeis que sois santuário de Deus e que o seu Espírito habita em vós?

Eclo 6;35,36,37- Acha-te na assembléia dos velhos sábios, e une-te de coração à sua sabedoria, a fim de poderes ouvir o que eles te disserem de Deus, e não te escapem os provérbios de louvor. E se vires um homem sensato, madruga para ir ter com ele, e gastem os teus pés os degraus da sua porta. Tem todo o seu pensamento nos preceitos de Deus, e sê muito assíduo nos seus mandamentos; e ele mesmo te dará coração, e te será dado o desejo da sabedoria.

Isaías 25;6 a 9 – O Senhor dos exércitos dará nesta montanha, a todos os povos, um banquete de finas iguarias. Uma festa com vinhos velhos e pratos saborosos. Destruirá nesta montanha a coberta que envolve todos os povos, e o véu que está posto sobre todas as nações. Tragará a morte para sempre, e assim enxugará o Senhor Deus, as lágrimas de todos os rostos, e tirará de toda a terra a desonra do seu povo, porque o Senhor falou. Naquele dia se dirá: Eis que este é o nosso Deus, em quem esperávamos, e ele nos salvará; este é o Senhor a quem aguardávamos: na sua salvação exultaremos e nos alegraremos.

Sophia habita no Palácio da Theosophia, que fica no ponto mais elevado da montanha. Assim, para encontrá-la (ou ser encontrado por Ela), além de obstinado e persistente, é preciso ser um ótimo “Alpinista”! A obtenção da Sabedoria exige muitos esforços, e o “banquete” oferecido pelo Senhor lá no topo da montanha, custa caro, mas vale a pena alcançar o êxtase da sua degustação, quando, envolvida em um deslumbrante foco de luz, surge a linda morena Sophia, e abrindo-se a porta da Sabedoria eclode o êxtase, acionando a oração em línguas, como expressão maior dos deleites espirituais inefáveis, através de gemidos inexprimíveis de adoração! Nesse instante, morre Jacó, nasce Israel, e em Israel nasce Jesus Cristo, o Filho do Homem, o Filho de Deus! Aleluia!

Feliz jornada para todos, sob as bênçãos de Deus!