O QUE É A VERDADE?

Como faziam os Pensadores gregos da Jônia, a partir do século VI a.C., e que deram origem à Filosofia ocidental, aqui estamos nós, reunidos dentro de uma Caverna muito mal iluminada, onde apreciamos as idéias de vários Pensadores, todos empenhados em esclarecer “o que é a Verdade”? Essa pergunta, feita há mais de dois milênios por Pôncio Pilatos, (Quid est veritas?) cuja resposta de Jesus Cristo, não foi aceita pela maior parte da Humanidade, continua desafiando o nosso intelecto, pois também a exigente e arrogante racionalidade, até o presente momento, não conseguiu respondê-la cabalmente, segundo suas próprias exigências, de forma a satisfazer a todos. Vejamos então as idéias desses Pensadores, para verificarmos se algum deles conseguiu sair da outra Caverna onde se encontravam, para contemplar a Luz do Sol, aproveitando para sairmos também, no encalço dessa Luz, e se a contemplarmos, oxalá todos nós, escapemos da morte, no nosso retorno à Caverna, para compartilhar a Luz com os nossos companheiros, como ocorreu na alegoria de Platão.

O Pensador Sócrates interrogava a todos em busca do pleno conhecimento, cuja essência ele supunha estar na Virtude, que conteria subespécies como a Coragem, a Sabedoria e a Justiça, que então poderiam conduzi-lo à Verdade. Mas suas investigações esbarraram na corrupção da sociedade de Atenas, que fingia ser justa. E isso lhe custou a perda da própria vida, pois ele passou a incomodar a sociedade ateniense.

O Pensador Platão, discípulo de Sócrates, proclama que o Amor evolui sobre o plano físico e passa a desejar a própria Beleza e obter o conhecimento da sua idéia. Neste caso, o intelecto atinge o apogeu da Beleza ao alcançar a Verdade, pela contemplação da Luz obtida pela saída da escuridão da Caverna, em cujo interior, no seu retorno, não haverá compreensão pelos que permaneceram na escuridão.

O Pensador Plotino, agente do neoplatonismo, compreende que tudo está no Uno, por onde tudo se inicia e tudo decorre da irradiação da Luz. O Uno é a Verdade revelada. Mas o Uno é indizível, e sobre ele só é possível falar por aproximações e por negações, apesar do Uno estar em toda parte.

.

O Pensador Jesus Cristo, diz em (João 14:6) Eu sou o Caminho, a Verdade, e a Vida. E em (João 16:12,13) Ainda tenho muito que vos dizer; mas não podeis suportá-lo agora. Quando, porém, vier o Espírito da Verdade, ele vos conduzirá a toda a Verdade. E não falará de si mesmo, mas dirá o que tiver ouvido e vos anunciará as coisas que hão de vir. E diz ainda (I João 2:27): E quanto a vós, a unção que dele recebestes mantém-se em vós, e não tendes necessidade de que alguém vos ensine. Mas, a unção que dele vem é Verdadeira, não é mentira, e vos ensina a respeito de todas as coisas; permanecei nele assim como ela vos ensinou.

O Pensador Edgar Alexandroni, autor do texto, diz: O Homem Racional não possui a Sabedoria, e por isso ele não conhece a Verdade. Não conhecendo a Verdade, o homem não pode praticar a Justiça, pois é a Verdade que produz a Justiça, e não a Justiça que conduz à Verdade. A Sabedoria não se revela no Homem Racional, mantendo oculta a Verdade. A Sabedoria somente se apresenta ao Homem Espiritual, nas revelações espirituais, produzidas pelo Pai, sintetizadas e manifestadas pelo Filho: “Eu sou o Caminho, a Verdade, e a Vida”, o Caminho, porque tudo é manifestado por Seu intermédio, e tudo retornará à origem, também por Seu intermédio; a Verdade porque o Filho é a revelação do Pai que não se revela; a Vida porque esta, por si mesma, é um atestado da Verdade exposta em todas as manifestações, apreensíveis ou não, que o Pai exprime, ou revela através do Filho.

A Verdade está, também, na mescla dos conceitos pitagóricos, sobre a harmonia dos contrários e de que o mundo é número; com o Uno Total de Plotino; com a concepção de Heráclito, pela qual o movimento dos contrários estabelece a Unidade e a Transformação; com a lógica trinária de Hegel, ora ajustada, na Negação (a Antítese); na Afirmação (a Tese); e na Conciliação (a Síntese). Eis a Verdade na linguagem de Pitágoras: (-1 +1 +-1 = +-1), por onde o Não Fundamento gera o Fundamento e estabelece a Unidade dos Três, (Pai, Filho e Espírito Santo), na exposição do Universo revelado: “Eu Sou a Verdade Absoluta”, que reúne todas as Verdades, e também todas as Mentiras, (estas produzidas pelos homens) pelo Movimento dos Contrários, e pela Lógica Trinária, pois não existe NADA fora de MIM. “EU SOU TUDO”, todas as Equações, todas as Contradições e todos os Paradoxos...

O Pensador Apóstolo Paulo diz (I Coríntios 2:14,15): O homem natural não aceita as coisas do Espírito de Deus, (a Verdade) porque lhe são absurdas; e não pode entendê-las, porque se compreendem espiritualmente. Mas aquele que é espiritual compreende todas as coisas, ao passo que ele mesmo não é compreendido por ninguém.

Talvez não se saiba o que é a Verdade porque o Filho não a revelou para todos: “Mateus 11:27 – Todas as coisas me foram entregues por meu Pai; e ninguém conhece o Filho, senão o Pai; e ninguém conhece o Pai, senão o Filho, e aquele a quem o Filho o quiser revelar”. Ou talvez porque não se consegue compreender a linguagem das Suas parábolas e simbolismos. “João 16:25 – Estas coisas vos tenho dito por meio de figuras; vem a hora quando não vos falarei por meio de comparações, mas vos falarei claramente a respeito do Pai”. Aliás, temos ainda mais uma promessa: “Mateus 10:26 – Portanto, não os temais, porque nada há encoberto que não venha a ser revelado, nem escondido que não venha a ser conhecido”.

Afinal, buscar a Sabedoria é preciso, pois assim se obtém o Conhecimento, cujo acúmulo constitui o inestimável patrimônio da Erudição, e esta, permite a melhor compreensão de todos os fenômenos que nos envolvem, e a melhor capacidade de interpretá-los e transmiti-los a todos aqueles que estão à procura das respostas mais complexas, as quais a Humanidade nunca conseguiu encontrar através da sua arrogante racionalidade, para as perguntas que continuam desafiando a equivocada autodenominação de “Homo Sapiens”. Para a humilde espiritualidade, porém, a chave está em (Jeremias 31:33,34) em (Hebreus 8:10,11 e 10:16) e em (I João 2:27). Quanto ao Cofre? É evidente que ele está no TUDO!!! Como podemos observar tudo depende exclusivamente do TUDO, sem o Qual, o ilusório “Homo Sapiens” é o NADA.

“O que é o Homem? Nada em relação ao Infinito; Tudo em relação ao Nada; um ponto intermediário entre “Tudo e Nada (...)” Blaise Pascal (1623-1662)

“É necessário que a Natureza seja o Espírito Visível, e o Espírito, a Natureza Invisível”. Schelling (1775-1854)

Esse é o entendimento para que a Filosofia Transcendental e a Filosofia da Natureza sejam complementares, porém, essa complementação somente ocorre quando o Homo Habilis é admitido na Theosophia!

E quanto ao caro Leitor e Pensador... Qual é a Sua Verdade?