A FÉ DOS QUE NÃO CREEM

Enquanto olhamos uma casa pelo lado de fora não temos a mínima noção de como é internamente. Ao entrar, porém, logo percebemos quão equivocados eram do lado de fora nossos pensamentos a respeito do interior. E, comumente, entramos em casas (de modo físico e de modo filosófico), examinamos e experimentamos o interior, sem obrigatoriamente nos moldarmos à ela ou nos tornarmos como as pessoas que nela habitam. Mas só então nossas conclusões a respeito aproximam-se da realidade dessas casas.

A experimentação científica é justamente a capacidade que nos assiste de examinar os objetos, as filosofias, as culturas e pensamentos de modo crítico sem com eles nos envolvermos. Só depois formularmos opiniões mais objetivas e seguras sobre esse ou aquele assunto. E fazemos isso o tempo todo. Nossa vida é uma constante experimentação. Mentes inteligentes procuram não embarcar na experiência alheia, não ver pelos olhos dos outros, mas ver com seus próprios olhos, tatear, experimentar, tirar suas próprias conclusões e convencer-se ou não. Somente isso nos permite fazer escolhas conscientes e que nos agradam.

Fideísmo é crer na fé do outro, basear-se na experiência do outro, tomar como sua as conclusões dos outros sem sequer elaborar uma crítica. Quanto ao sexo, porém, ninguém quer satisfazer-se com o orgasmo do outro. A fome, a refeição de nosso amigo não sacia nossa falta de alimento e tampouco os litros de água que ele toma nos matará a sede. Quanto ao repouso, ninguém se vê revigorado por mais que seus amigos durmam. Mas milhares de pessoas baseiam sua crença ou descrença em Deus em experiências alheias, nas conclusões de terceiros, nas opiniões de pessoas que elas sequer conheceram, e tais experiências, em regra, elas nem sabem se foram mesmo criticadas e experimentadas. Isso é fideísmo.

Minha opinião a respeito de algo só será razoável (racional) quando eu tiver conhecido esse algo “por dentro” também, não só julgá-lo pelo que vejo por fora ou o que me dizem sobre esse algo, mas quando tiver examinado pessoalmente seus pormenores. Enquanto eu mesmo não fizer isso, minha escolha quanto a esse algo não será escolha, pois não é possível escolher o que jamais se conheceu, a alternativa que jamais se teve.

Portanto, desafio você a conhecer as teorias da crença em Deus por dentro, de forma crítica (como estudas a ciência - sem envolver-se afetivamente com o assunto), examinando seus pormenores e experimentando sua racionalidade através do estudo da Bíblia e das evidências históricas e arqueológicas que comprovam sua veracidade profética, que é um dos tantos aspectos a ser examinados. Te desafio a examinar somente esse aspecto, assistindo o programa Bíblia Fácil aos sábados das 14h às 15h, na TV Novo Tempo, canal aberto 56, Sky 14, ou na internet.

Muito obrigado por ter lido até o fim!

Wilson do Amaral