"PREFIRO BICHO DO QUE GENTE!!"

Em alusão ao desmedido amor atual demonstrado por um número crescente de pessoas aos animais nos últimos tempos, coincidente à crescente desilusão e desamor ao ser humanos é que redijo o pensamento a seguir.

O raciocínio que segue não tem por propósito censurar ou condenar o amor e dedicação aos animais. Ao contrário, sou da opinião que devemos tratar todo os animais, bem como a natureza em geral, com o amor e cuidados devidos e ordenados pelo próprio Criador de todas as coisas.

Quanto a esse amor desmedido e aparentemente desinteressado pelos animais de estimação, especialmente cães e gatos, devemos observar que cachorro não ofende, não discute, não contraria, não desafora, não divide opinião, não faz pouco caso, não abandona. Portanto, é muito fácil conviver com eles, consolidado nosso reinado absoluto.

Na verdade, o cachorro nos ama tanto que queria mesmo é ficar todo tempo aos nossos pés, lambendo, se esfregando a nos acariciar com toda humildade. Emociona ver um amor tão desmedido, tão dedicado, tão singular, tão desinteressado, tão humilde e tão simplório.

Além do mais, o cachorro é extremamente fiel, como a maioria dos bichos. E seu amor e afeição por nós não vai a extremos e não tem fim.

Entretanto, cachorro não tem honra, orgulho, ou soberania. Não tem opinião própria, não "bate papo". Quem tem unicamente animal por companhia aprende a discursar consigo mesmo e torna-se pensador anônimo. Se lê um livro não tem com quem comentar. Se faz uma viagem e vê coisas emocionantes, não tem com quem compartilhar.

Por não ter honra, nem orgulho e soberania, embora magoado, cachorro esquece logo e não se ofende, tolerando todas as faltas e grosseiras de seus donos. As palavras mal ditas, os xingamentos exagerados, os insultos. Por isso ele não revida, não retruca, não discute, não exige respeito, não bate o pé, não sobe no salto e não se impõe.

Jamais ele abrirá processo contra alguém por danos morais, por assédio moral, humilhação e constrangimento, ou por não receber o alimento que mais ama na hora certa. Eles não gostam de ração, assim como não gostam de ser tratados como ser humano.

Por outro lado, seres humanos têm honra. Por isso se magoam (alguns facilmente – tanto é que daí começa a preferir os animais), se ofendem (muitos profundamente), não toleram a menor submissão aos outros, a menor imposição de alguém. Imagina se fossem tratadas como cachorro - virariam fera. Você não é assim?

Por isso, cada vez mais pessoas preferem os bichos - porque eles não têm nada a dizer sobre suas verdades absolutas (imperiosas), sobre suas manias impostas (seus decretos que os outros não aceitam), sobre seu autoritarismo (que as pessoas questionam). Não se incomodam com seu mau-humor, irritação gratuíta, azedume sem causa, seus dias de lua e sua ditadura. Já as pessoas dividem opinião, se incomodam com essas coisas, por isso não são boa companhia.

Bichos não respondem, não retrucam e não questionam. Não vão embora magoados, tampouco com o orgulho ferido. Não disputam a última palavra. Ao contrário, são sempre eles que recuam, dão o braço a torcer e se encolhem. São sempre eles que voltam de cabeça baixa, lambendo os pés com o rabo entre as pernas. São sempre eles que vêm refazer a amizade como se pedissem perdão pela culpa que não têm.

Por aí vê-se o que intimamente esperam dos demais as pessoas que dizem preferir os bichos. Para merecer o seu convívio, provavelmente as pessoas têm que submeter-se a elas.

Muitas pessoas gostariam que as outras fossem assim como os cães, submissos. Mas seres humanos são como seres humanos, não como bichos; exatamente como essas que dizem preferir os bichos do que as pessoas. Por serem como as pessoas, todas as pessoas querem fazer sua política nos relacionamentos, ter seu lugar, ser respeitados.

Por fim, as pessoas estão preferindo os bichos porque eles têm a humildade que elas não querem ter para suportar umas às outras; para conviver e superar os conflitos, as diferenças.

Como somos difíceis! Certamente os bichos são os únicos que conseguem nos suportar. Mas só porque eles não têm honra, nem orgulho, nem dignidade. Por isso estamos preferindo tanto eles.

Wilson do Amaral