Sophia a Mãe de Jesus Cristo

Ela estava com o Pai, quando Ele esquadrejava e circulava os espaços para estabelecer o firmamento. Ela estava com o Filho, quando Ele revelava as manifestações do Pai, preenchia os espaços e, como pedra angular, sustentava o firmamento. Ela está com o Espírito Santo, quando Ele ensina e expõe os conhecimentos de Deus ao recém nascido Homo Sapiens. Ela é mais doce que o mel, transbordando o seu perfume inebriante!

“A Sabedoria louvará a sua alma, e se honrará em Deus, e se gloriará no meio do seu povo. E abrirá a sua boca nas Assembleias do Altíssimo, e se gloriará à vista do poder do Senhor. E será exaltada no meio do seu povo, e será admirada na plenitude dos santos. E na multidão dos escolhidos terá louvor, e entre os benditos será bendita, dizendo”:

“Eu saí da boca do Altíssimo a primogênita de todas as criaturas; Eu fiz com que nascesse nos céus uma luz que nunca falta, e como névoa cobri toda a terra; Eu habitei nos lugares mais altos, e o meu trono é sobre uma coluna de nuvem; Eu só rodeei o giro do céu, e penetrei a profundidade do abismo; andei sobre as ondas do mar; E estive em toda a terra, e em todo o povo; E entre todas as nações tive a primazia; E pisei com o meu poder os corações de todos os grandes e pequenos, e em todos estes busquei o descanso, e assentarei a minha morada na herança do Senhor. Então o Criador do Universo me deu os seus preceitos e me falou, e aquele que me criou descansou no meu tabernáculo. E me disse: Habita em Jacó, e possui a tua herança em Israel, e lança raízes nos meus escolhidos. Eu fui criada desde o princípio e antes dos séculos, e não deixarei de ser em toda a sucessão das idades, e exercitei diante dele o meu ministério na morada santa. E fui assim firmada em Sião, e repousei igualmente na cidade santificada, e em Jerusalém está o meu poder. E me vim a arraigar num povo honrado, e nesta porção do meu Deus que é a sua herança, e na plenitude dos santos, onde se acha a minha assistência. Crescendo me elevei como cedro no Líbano, e como cipreste no monte Sião; Eu lancei em alto os meus ramos, como a palmeira em Cades, e como as plantas das rosas em Jericó; Eu me elevei como uma formosa oliveira nos campos, e como o plátano nas praças à borda d’água. Difundi um cheiro como o cinamomo e o bálsamo aromático; espalhei como mirra escolhida suavidade de cheiro. E perfumei a minha habitação como estoraque, e gálbano, e unha odorífera, e gota, e como incenso do Líbano que não é tirado por incisão, e a minha fragrância é como a do bálsamo sem mistura. Eu estendi os meus ramos como o terebinto, e os meus ramos são ramos de honra e de graça. Eu como vide lancei flores de um agradável cheiro, e as minhas flores são frutos de honra e de honestidade. Eu sou a mãe do amor formoso, e do temor, e do conhecimento, e da santa esperança. Em mim há toda a graça do caminho e da verdade, em mim toda a esperança da vida e da virtude. Passai-vos a mim todos os que me cobiçais, enchei-vos dos meus frutos; Porque o meu espírito é mais doce do que o mel, e a minha herança vence em doçura o mel e o favo. A minha memória durará por todas as gerações dos séculos. Aqueles que me comem terão ainda fome, e os que me bebem terão ainda sede. Aquele que me ouve não será confundido, e os que obram por mim não pecarão. Aqueles que me esclarecem terão a vida eterna. Tudo isto é o livro da vida, e o testamento do Altíssimo, e o conhecimento da verdade. Moisés entregou a lei nos preceitos da justiça, e a herança para a casa de Jacó, e as promessas para Israel. O Senhor prometeu a David, seu servo, que faria sair dele um rei fortíssimo, e que se assentasse no trono de glória para sempre. Ele que difunde a sabedoria como o Phison as suas águas, e como o Tigre nos dias dos novos frutos; Que enche o entendimento como o Eufrates, que transborda como o Jordão no tempo da ceifa; Que envia a disciplina como luz, e que aumenta as suas águas como o Gehon na conjunção da vindima; Ele é o que tem a primazia no cabal conhecimento da mesma sabedoria, e o mais fraco não na poderá rastejar; Porque os seus pensamentos são mais vastos do que o mar, e os seus conselhos mais profundos do que o grande abismo. Eu sou a sabedoria, que de mim fiz correr os rios. Eu como um regato de água ribeira, e como aqueduto, saí do paraíso. Eu disse: Regarei as plantas do meu jardim, e fartarei de água o fruto do meu prado. E eis aqui se fez o meu regato um caudaloso rio, e o meu rio veio a competir com um grande mar; Porque a luz da doutrina com que a todos ilustro é como a luz da madrugada, e eu a manifestarei por toda a sucessão dos séculos. Penetrarei todas as partes inferiores da terra, e lançarei os olhos por todos os que dormem, e esclarecerei a todos os que esperam no Senhor. Eu espalharei ainda uma doutrina como profecia, e deixá-la-ei aos que andam em busca da sabedoria, e não cessarei de a derramar pela descendência deles até o século santo.Vêde que eu não trabalhei só para mim, mas para todos os que buscam a verdade”. (Eclesiástico. 24)

Edgar Alexandroni
Enviado por Edgar Alexandroni em 29/08/2017
Código do texto: T6098234
Classificação de conteúdo: seguro