O HOMO SAPIENS E A FORMIGA

A matéria total e irreversivelmente contaminada, foi submetida a uma intensa e inescapável introflexão, sob o efeito conjugado da atração, centrifugação e rotação, sendo sintetizada no compacto ovo cósmico, onde foram aprisionadas todas as essências, ou sementes, com todas as informações para o desenvolvimento da Geração Cósmica, uma extra-geração, projetada em função do único acidente cósmico, ocorrido como decorrência da insubordinação de um dos vinte e quatro poderosos Príncipes Angélicos.

Entre a inimaginável cadeia de essencialidades, estavam aquelas que através de um longo percurso evolutivo, determinava o surgimento do Homo Primus, que assim como todos os outros animais constantes dessas essências, seguiria o seu programa evolutivo específico, no seu caso, adquirindo o intelecto e evoluindo para a categoria de Homo Habilis. Nessa transição, morreu o Homo Primus e nasceu o Homo Habilis, registrando o momento em que “Adão” foi expulso do “Paraíso”, pois a partir daí, o Homo Habilis adquiriu o conhecimento do bem e do mal, obteve a sua autonomia de ação, com a capacidade de raciocinar, planejar e executar os seus próprios desígnios, assumindo as responsabilidades inerentes. Nasceu com ele a inteligência, com a capacidade de produzir conhecimentos, superando a força de todos os outros animais, conferindo-lhe o absoluto reinado sobre a vida animal, vegetal e mineral do Planeta em que nasceu.

O Homo Habilis ficou deslumbrado com o seu poder, representado nos enormes avanços tecnológicos e científicos, que foram alterando o seu modo de viver, cada vez com maior conforto, menos esforços físicos e mais tempo de sobra para o ócio. Assim, a partir de certo momento ele mesmo se autodenominou como Homo Sapiens, apesar das guerras, da devastação do meio ambiente do seu Planeta, da desigualdade existente entre as diversas tribos que formou, e da sua incapacidade de formular um planejamento global para a sua própria Casa. A cobiça, a inveja, o orgulho e o ódio, assumiram o controle do seu comportamento, e sem procurar as soluções para esses problemas, ele desperdiça vultosos recursos para encontrar outro Planeta para morar, ao invés de reparar os estragos que fez na sua própria Casa!

Enquanto isso no seu Planeta, 108 milhões de pessoas são afetadas pela fome, numa escala de desnutrição aguda, conforme relatório elaborado pela ONU, baseado no ano de 2016, integrando um total geral de 815 milhões na escala geral de desnutrição, perfazendo 11% da população mundial, dos quais 155 milhões são crianças menores de cinco anos, conforme relatório do The State of Food Security and Nutrition in the World elaborado em 2017. Para completar, a Ong britânica Oxfam concluiu que a riqueza de 1% da população mundial equivale à riqueza dos 99% restantes. No Brasil, 100 milhões de pessoas, quase metade da população, estão na faixa mais pobre da população.

Curiosamente, o Homo Habilis ainda não conhece totalmente o seu próprio Planeta, ignorando grande parte da sua incrível biodiversidade, assim como as suas potencialidades, que podem manter ocultos grandes benefícios para a Humanidade como um todo. Por outro lado, quase sempre, os seus novos conhecimentos são mal empregados, visando atender os interesses daqueles quatro atributos que definem a característica fundamental do Homo Habilis, sintetizadas no EU. Ele conhece o caminho, tem o mapa, tem a bússola, tem o cachorro, mas não acerta a direção porque é egoísta, não tem juízo e não consegue realmente adquirir sabedoria.

Como indícios do quadro sinistro que aos poucos vai se descortinando frente aos nossos olhos, temos países devastados pela guerra, populações maciças fugindo dos seus horrores, fenômenos naturais devastando várias regiões, alguns países se preparando para a guerra nuclear, o crime organizado se expandindo em vários países, terroristas e fanáticos aterrorizando o mundo, governos apodrecendo na sua estrutura ética e moral, e a população mundial se dividindo em grupos extremistas, cada um deles defendendo os seus interesses e as suas convicções. O "barril de pólvora" está pronto. Falta só acender o rastilho.

Mas tudo isso não importa. Temos uma enorme lista de festividades que são celebradas pelo mundo afora: o festival das bruxas, festival do tomate, o festival da cerveja, incluindo o nosso carnaval, o futebol nosso de cada semana, o show dos políticos e do governo brasileiro como um todo! Vamos nos divertir!

Finalmente, temos também os apreciadores do banho de lama, onde os brasileiros levam uma enorme vantagem, pois em qualquer parte do território brasileiro, em estado permanente, todos os brasileiros estão tomando um copioso banho de lama, rico em enxofre, exalando um suave aroma na atmosfera brasileira!

Pois é! Pensou a Formiga Sigismunda. Eu aqui trabalhando duro... E a Cigarra Magali desfilando toda garbosa em Paris... Ah se eu pego aquele fdp do La Fontaine...

Edgar Alexandroni
Enviado por Edgar Alexandroni em 25/09/2017
Código do texto: T6124429
Classificação de conteúdo: seguro