Dartagnan Ferraz está certo


Eu não sou esquerdista e posso não concordar com diversas posições do amigo Dartagnan Ferraz. Todavia ontem, em seu artigo "Vassalagem irrestrita" (aliás classificado como crônica) ele pôs o dedo numa ferida que pouca gente está lembrando de falar: o domínio do sistema bancário sobre nossa economia. Esse domínio faz com que os banqueiros sejam os verdadeiros nababos ou Tios Patinhas da nação, apoderando-se de fortunas incalculáveis à custa do suor do povo. No tempo do FHC formou-se até um sistema de socorro aos bancos em dificuldade, coisa que o Estado não faz para pedreiros que não consigam por seus filhos no colégio ou comprar remédios. Na verdade trata-se do sistema financeiro internacional, do FMI, de um poder supranacional que está dominando o planeta, pois se os Estados Unidos, a nação mais superpoderosa e mais rica do mundo, tem dívida externa, a quem deve?
O Dr. Enéas Carneiro, cujas posições nacionalistas eram taxativas, e em quem votei duas vezes para presidente, defendia o rompimento de nosso país com o sistema financeiro internacional. Lembrando que o Lula, quando candidato, disse que faria uma auditoria da nossa dívida externa mas parece que depois esqueceu completamente a promessa.
Quem quiser conferir o texto do Dartagnan:

http://recantodasletras.com.br/cronicas/6129669