Opinião.

Vez por outra eu me deparo com comentários de ordem política de pessoas que se dizem ofendidas com as notícias que circulam na mídia país afora, são notícias de Deputado corrupto, de ex-presidente líder de quadrilha, de Senador com mandato cassado, de lava-jato, de habeas corpus suspeito, de Presidente negociando propina, do salário e benefícios vergonhosos dos políticos, das finanças do Estado em ruínas, da Petrobras espoliada, do rombo no INSS, da aposentadoria dos Militares e a falta de isonomia, da carga tributária escorchante, da venda de Estatais, enfim você continua.

Pois bem, todo aquele cidadão de bem que se deparar com o crime, seja ele qual for, está no seu direito de ficar ofendido e se manifestar. Eu diria mais, tem o dever moral de ficar indignado e mostrar A QUEM DE DIREITO o tamanho da sua indignação.

Agora, como vai demonstrar a sua insatisfação pessoal, cabe a cada um escolher a sua maneira. Para começar pode, doravante, recusar-se de vender o próprio voto, por exemplo; pode e deve, também, ajudar a formar crianças e jovens em cidadãos de bom caráter; pode ainda estudar o funcionamento da máquina política para então saber eleger o candidato melhor qualificado, se é que isso é possível; aprender o que diz o estatuto das várias associações e seguir o Partido que almeja um Brasil grande, forte e justo é uma boa alternativa; pode se instruir quanto as regras do código eleitoral, aprender como escolher o candidato ficha limpa e tomar a decisão acertada na hora de eleger o político preferido, isso ajuda bastante; manifestar-se nas redes sociais e encher o saco dos seguidores com denúncias de toda natureza também pode; e mais, sair às ruas empunhando cartazes e gritando palavras de ordem está totalmente liberado; pode investigar a vida pregressa dos vários candidatos nas próximas eleições e votar no melhorzinho; pode ainda publicar, em Jornais, manifestos de indignação; também pode dar entrevista para qualquer canal de televisão e falar abertamente do quanto se sente decepcionado e furioso com a classe política, se, por acaso, encontrar algum repórter querendo lhe fazer uma entrevista. Percebe que a gente pode muita coisa? E quem é criativo encontra várias outras maneiras para se manifestar.

O que não pode é pegar em armas e ameaçar, torturar, matar; também não pode sair a depredar o patrimônio publico, nem o particular; não pode acusar sem prova; o golpe é proibido; tocar fogo em ônibus não pode...

Uma coisa muito chata de ver e ouvir é o cidadão aborrecido que abre a boca ou pega da caneta para anunciar que o povo brasileiro é um pulha e não faz nada, fica calado diante de tanta denúncia. Se fosse em qualquer outro país - da Europa, por exemplo - o povo já teria saído às ruas para se manifestar, aqui, não. Isso é terrível de ver! Primeiro porque é preciso sentir-se superior, tem que ter a pretensão de ser cidadão do Planeta, sei lá. Porque Ele não se inclui, não diz: "nós, brasileiros, somos assim ou assado"; pelo contrário, se exclui completamente. Brasileiro pulha, eu não! Segundo porque esse não faz absolutamente nada. Você nunca vai ouvir ele dizer que se manifestou assim ou assado com fulano, beltrano ou sicrano. Mas ele diz que faz e acontece, só diz. Terceiro, o cidadão que declara publicamente uma fala com esses termos não tem CONHECIMENTO de nada para convencer quem quer que seja, mas tem OPINIÃO, e na opinião dele, só noutros países o povo é brioso e luta pelos seus direitos, no Brasil, não.

Obs.: No Regime Democrático qualquer mudança que se queira implementar dependerá do CONHECIMENTO, do DEBATE e da MAIORIA dos VOTOS. Resumindo: TEMPO. Nada acontece da noite pro dia. Se acontecer, é GOLPE.

Dilucas
Enviado por Dilucas em 15/10/2017
Reeditado em 11/05/2022
Código do texto: T6143509
Classificação de conteúdo: seguro