Coleção 46 ("Uma coletânea de pensamentos é uma farmácia moral onde se encontram remédios para todos os males." — Voltaire)

46—1 Confusão repugnante é quando o pai responsabiliza o professor de seu filho pela falta de caráter dele, portador da desmoralização que aprendeu no lar.

Claudeci Ferreira de Andrade

46—2 O maior equívoco do sistema educacional é tomar o aluno por patrão de professor. É "abominável a escrava que toma o lugar da sua senhora"! Oxalá, a escola não esteja ensinando inversão de valores!

Claudeci Ferreira de Andrade

46—3 Toda culpa pela sociedade que temos é da Família, Igreja e Escola, falta genuinidade nos defensores dessas instituições. Eles fazem-nos acreditar que estão vivos, quando, na verdade, estão mortos.

Claudeci Ferreira de Andrade

46—4 Gente sábia e inteligente não faz inimizade, apenas evita o mau-olhado, mentindo o tempo todo, fingindo não usar o que tem!

Claudeci Ferreira de Andrade

46—5 Os representantes de turma são geralmente os piores alunos, Talvez por que são escolhidos por eles mesmos. Dar voz para quem não sabe usá-la sabiamente, sempre foi um problema para Deus!

Claudeci Ferreira de Andrade

46—6 Se os canibais da reputação profissional, no conselho, se voltassem para os coordenadores já tinha acabado esse momento antropofágico! Representante de classe existe para falar mal de professor, colegas de classe e instalações da escola, nunca vi nada diferente nesses muitos anos de sacrifício ritualístico.

Claudeci Ferreira de Andrade

46—7 No conselho de classe, na escola, coordenadores assistem com falsa impassividade, anotando tudo. Tudo talvez que gostariam de dizer aos professores, mas o representante de classe, por ele também, tem coragem, porém lhes faltam o bom senso.

Claudeci Ferreira de Andrade

46—8 Muitas pessoas não se dão bem na vida, porque só querem se dar bem. Nenhum fim justifica os meios. Valem os meios, fim é sequela.

Claudeci Ferreira de Andrade

46—9 A eternidade é um atributo de Deus, se a morte é eterna, logo ela é um atributo divino. No fim último, encontram-se vida e morte, na eternidade.

Claudeci Ferreira de Andrade

46—10 A vida é mais filé, quando vivemos perto da morte, sentindo seu cheiro fatal, mas com a certeza que ainda estamos do lado de cá. Só existe vida plena no limiar da morte, por isso me arrisco tanto. Não vivem os que não superam a mesquinhez existencial.

Claudeci Ferreira de Andrade

46—11 O sistema educacional público é um tecido velho, no qual, por eleição ou intervenção, costura-se um gestor bom ou ruim será sempre um remendo novo.

Claudeci Ferreira de Andrade

46—12 O insucesso da maioria dos gestores escolares, dando lugar para os interventores, é a má escolha de seus coordenadores, porque a conveniência individual gera inconveniência geral!

Claudeci Ferreira de Andrade

46—13 São tantas leis inúteis na escola, e várias ordens momentâneas, e diretrizes atendendo os caprichos de cada um que assume um cargo, visto que a rotatividade é grande, que o professor morre de velho e não aprende a ser um bom professor. E o pior, é a escola quem diz para o aluno se o professor é bom ou ruim!

Claudeci Ferreira de Andrade

46—14 Uma lei pedindo para ser ilusa é inútil, pois não atende a justiça geral. Quem não pega o benefício da veto não se submete. Uma gestão que vive "apagando fogo" não cumpre um bom mandato. Os imprevistos são os furos da lei, prova de sua inutilidade!

46—15 Um chefe legislando em causa própria cria leis parciais e frágeis, estas são leis que pedem para ser quebradas e a quebra de uma leva a anarquia de outras.

Claudeci Ferreira de Andrade

46—16 INDISCIPLINA É FALTA DE RUMO...!

Claudeci Ferreira de Andrade

46—17 Lê-se pelo autor, inimigos leem mais, não achando a recriminação, fingem não ler.

Claudeci Ferreira de Andrade

46—18 Quem quer fazer justiça com as próprias mãos, faça-a primeiro a si mesmo. Não se comparando a ninguém.

Claudeci Ferreira de Andrade