Saber ouvir é uma arte

Há dias em que a paciência fica agitada. O sistema não funciona, o trabalho não acontece. É que as coisas são dependentes umas das outras, assim como as pessoas o são em tudo que fazem na vida.

Há tantas pedras no caminho. Não se deve chutá-las sem botina de bico de ferro. Conveniente às vezes contorná-las, ou mesmo pegar alguma para ajudar na construção de si próprio.

Vai sempre existir pessoas para nos jogarem ao chão, mas sempre existirá pelo menos uma para nos oferecer o andar de novo.

O problema maior do ser humano é cobrar demais do outro. Às vezes, fazem-se mil coisas certas. Uma que sai errada faz com que todas as outras percam o valor. Em dias difíceis, o ideal é munir-se de calma, averiguar o tempo invisível e intocável e moldar-se em cautelas para resolver tudo da melhor forma possível. Aqueles que nos rebaixam, são apenas pontos em movimentos e no fundo sem ação.

Deve-se optar, por não ficar pensando tanto e nem remoendo coisas e palavras, que apenas nos entristecem. Na verdade, elas ferem, mas não nos tira a essência. Pobre aquele, que covardemente as diz e se ausenta, deixando a falta de defesa do outro. Saber ouvir é uma arte. Analisar faz parte. Se, ficam dúvidas, que as sane, pedindo ajuda. Isso é conquistar maior aprendizado e bondade.

Que a parcela do amor ofertado, não seja cobrada, porque nunca se deve esperar do outro, o mesmo que oferecemos.

Takinho
Enviado por Takinho em 12/01/2018
Reeditado em 24/08/2020
Código do texto: T6224009
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.