Coleção 50 ("Uma coletânea de pensamentos é uma farmácia moral onde se encontram remédios para todos os males." — Voltaire)

50—1 Se os defuntos agissem nessa vida, não havia nenhum crime encoberto, nem família deixada. Nossa mãe não estaria no além; mas, aqui, do lado dos filhos ajudando-os.

Claudeci Ferreira de Andrade

50—2 Quando fica difícil decidir entre o que queremos e o que precisamos, então há um desrespeito ao passado. Pois, o que precisamos já possuímos e o que queremos está por vir. Uma adaptação custa caro!

Claudeci Ferreira de Andrade

50—3 Às vezes, render-se não é perder, é salvar a vida. Que vençam os vivos, os mortos já estão vencidos! Mesmo que levassem o inimigo consigo, não tinha como continuar a briga.

Claudeci Ferreira de Andrade

50—4 O NOTURNO É FORMADO DOS INDISCIPLINADOS DO MATUTINO E VESPERTINO, TRANSFERIDOS, NÃO SÓ DE TRABALHADORES, MAS TAMBÉM DE INTERESSEIRO EGOÍSTAS. DESPERDIÇARAM SUA OPORTUNIDADE NO TEMPO CERTO, AGORA ESTUPRAM A ECOLARIZAÇÃO DOS OUTROS.

Claudeci Ferreira de Andrade

50—5 Não falta quem diga ao aluno que ele também é Deus, cheio de conhecimentos prévios, então que o professor se eduque com ele de igual para igual. Antigamente o professor era o mediador do conhecimento, agora é o aluno o mediador de tudo! Obrigado, Paulo Freire.

Claudeci Ferreira de Andrade

50—6 O diálogo da Serpente e a Eva, eu não recomendo a ninguém, porque vejo ali uma sessão de autoajuda, na qual o Lúcifer diz: "...e serão como Deus". A Eva saiu dali realmente se achando Deus, porém transportando, todo engano do Capeta para contagiar seu marido! Livre-arbítrio é para esses deuses, construtores de seu futuro.

Claudeci Ferreira de Andrade

50—7 Os conselheiros do nada lhe fazem ver o sucesso dentro de você. E a culpa é sua se não prosperar. Tenha fé, dizem as vozes do nada, dos que não conseguem lhe curar e ainda lhe jogam a culpa, acusando-lhe de não ter fé suficiente. Assim vivem os charlatões das igrejas.

Claudeci Ferreira de Andrade

50—8 O único livro de autoajuda que recomendo para meus alunos é o dicionário, porque não os pré-dispõe à arrogância. Todos precisam do pai dos burros.

Claudeci Ferreira de Andrade

50—9 O vice-diretor da escola é uma figura versátil, podendo se encaixar em diversas situações, menos na direção geral, pelo menos nunca vi, tenho visto sim, a secretária assumir na falta do gestor.

Claudeci Ferreira de Andrade

50—10 Porém, agora, o vice-diretor da escola é um elemento surpresa, não precisa ter a mesma envergadura do gestor eleito, basta ter trabalhado arduamente na campanha do candidato a direção: Favores trocados. Por acaso precisou olhar o currículo dele para compor a chapa.

Claudeci Ferreira de Andrade

50—11 Toda anomalia do ser humano é paga com um intelecto brilhante! Menos uma mente fraca que se completa com a ilusão da beleza.

Claudeci Ferreira de Andrade

50—12 E, no final, o sair com um diploma frio na mão, também aguda a curva das estatísticas ilusionistas! Eis a mágica.

Claudeci Ferreira de Andrade

50—13 Que esperança há para a escola, se o grito de socorro dos professores continuar sendo ouvido só depois deles serem surrados? Massacre ao professor ecoa no aluno. O comerciante repassa seus impostos ao consumidor.

Claudeci Ferreira de Andrade

50—14 Uma pessoa deficiente, obesa, negra, homossexual, mas "atualizada", é solitária, pois tudo que se diz a ela gera indenização.

Claudeci Ferreira de Andrade

50—15 Competição na natureza: um come o outro só para matar a fome. Cá entre nós, entramos na competição para parecer melhores: vaidade.

Claudeci Ferreira de Andrade

50—16 De que vale um céu vazio ou um inferno superlotado? Tomem cuidados difamadores, perseguidores, malfazejos! Um dia é da caça outro do caçador. O bem e o mal se equiparam.

Claudeci Ferreira de Andrade

50—17 Se peca quem deixa de fazer o bem, também mente quem omite a verdade! E dignos de pena, são os que propiciam meios para tais.

Claudeci Ferreira de Andrade

50—18 Disseram-me que onde o espertalhão se encontrou com um idiota ali nasceu a Religião. A religião que forma os lares, estraga a escola. A escola que aceita a religião estraga os lares. E os lares podres de crentes retornam prejuízos para a religião e escolas.

Claudeci Ferreira de Andrade

50—19 Não sei porque, os cursos de licenciatura estão vazios! Talvez muitos estão se lembrando das leituras de mundo que fizera o ex-presidente FHC: Que o professor era um profissional fracassado. Só os alunos medíocres do Ensino Médio vão para o magistério! Ainda bem que não sou eu apenas quem olha estas coisas.

Claudeci Ferreira de Andrade

50—20 Disfarçado de palhaço ou coisa do outro mundo, quando mais ainda lhe adicionarem o colete a prova de bala e um capacete blindado, pois vivemos em um momento de muitas agressões ao professor! Uma máscara em cima de outra para ter saúde.

Claudeci Ferreira de Andrade