O triplex do réu e o barraco de seus advogados

Tentado ganhar o jogo chutando a canela do juiz

Os trechos do relatório da sentença do juiz Sérgio Moro que condenou Vossa Excelência eterno presidente Lula, transcritos abaixo, mostra uma conduta no mínimo pueril da defesa. Mas é mais provável que a intenção tenha sido testar a paciência do juiz.

Vejamos:

Juiz Federal:- Doutor, a defesa pelo jeito vai ficar levantando questão de ordem a cada dois minutos nessa inquirição, é inapropriado, doutor, está tumultuando a audiência.

Defesa:- Pode ser inapropriado, mas é perfeitamente jurídico e legal.

Juiz Federal:- Estão tumultuando a audiência.

Defesa:- Porque o juiz preside o regime é presidencialista, mas o juiz não é o dono do processo.

Juiz Federal:- Certo, mas então está...

Defesa:- Aqui os limites são a lei, a lei é a medida de todas as coisas, e a lei do processo disciplina esta audiência, a defesa tem direito de fazer uso da palavra pela ordem para arguir questão de ordem, ou se vossa excelência quiser eliminar a defesa, e eu imaginei que isso já tivesse sido sepultado em 1945 pelos aliados e vejo que ressurge aqui nesta região agrícola do nosso país, se vossa excelência quiser suprimir a defesa, então eu acho que não há necessidade nenhuma de nós continuarmos essa audiência.

Juiz Federal:- Doutor, a defesa está tumultuando a audiência, levantando questão de ordem atrás de questão de ordem, não permitindo aqui que o Ministério Público produza a prova, tanto o Ministério Público tem direito a produzir a prova como a defesa."

Juiz Federal:- Doutor, essa questão já foi apreciada a um contexto, o juiz está permitindo.

Defesa:- Contexto, qual é o contexto, só existe na cabeça de vossa excelência, que contexto é esse, o contexto para nós é a denúncia, que contexto? O contexto é a denúncia.

Juiz Federal:- Doutor, está indeferido.

Defesa:- Um contexto que só existe na cabeça de vossa excelência, o contexto é a denúncia…

Logicamente a alegação de “perseguição política” não poderia ser levada em conta pelo juiz, mas ele não considerou também a conduta nada profissional da defesa. Esse tipo de comportamento comprova que o Brasil não consegue se livrar do espírito de avacalhação que lhe é característico. No contexto geral, todo mundo joga pedras em todo mundo e ninguém consegue ser coerente com suas palavras todo o tempo.

O Brasil lembra o seriado de TV, “Arquivo X”: a verdade está lá fora.

Argonio de Alexandria
Enviado por Argonio de Alexandria em 11/02/2018
Reeditado em 27/02/2018
Código do texto: T6250772
Classificação de conteúdo: seguro