Partiu.

Tem gente que parece querer avançar na idade a qualquer preço e não aceita negociação. Veja o exemplo dos jovens, pulam de um ano para o outro sem nem tomarem conhecimento dos próprios feitos, e quando menos se espera, chega a notícia: fulano partiu.

Partiu pra onde? De imediato vem a pergunta.

Eu sempre digo aos meus amigos: cara, vai com calma! Por que o corre corre? A frase “viva intensamente” é para os jovens. Com a sua idade esta frase não combina, já faz muito tempo que você passou dos vinte anos. Pare com a correria desenfreada, até parece prova de cem metros rasos. Tá querendo chegar primeiro pra que? Ao final essa urgência não vai fazer você se sentir mais jovem... nem mais feliz... Não queira se precipitar aos fatos. Acalme-se. Aonde quer que você vá, inevitavelmente uma hora chegarás lá, pois então relaxe e vá de vagar. A taquicardia é uma ameaça real! Ignore o tique-taque do relógio e evite a euforia; vá no ritmo da ampulheta, tranquilo e calmo e sem fazer alarde. Já pensou em nós, familiares e amigos? Então pense de novo. Queremos e fazemos questão da sua companhia, lembre-se disso. E aceite. Nada de argumentos.

Falo tudo isso, mas eu mesmo, às vezes, acabo me distraindo e desço ladeira abaixo desabalado. Pra se ter uma ideia, ontem eu acordei para completar cinquenta anos, e hoje eu levantei da cama na condição de sexagenário. Levei até um susto!

- Mas já, de um dia para o outro? Com os olhos ainda esbugalhados me fiz esta pergunta, e na sequência, logo me veio outra.

- Como isto pôde acontecer?

Corri para o álbum de fotos. A constatação foi deprimente. E olha que eu mal cheguei aos sessenta. Aconselho aos meus amigos, não guardem álbuns de fotografia. Num golpe fatal eles podem aniquilar vocês sem nem lhes roçar a pele, através, apenas, da constatação visual de fotos no tempo. Álbum de fotografia é um tesouro mortal nas mãos de um idoso. Fica a recomendação para você que tem um parente acima dos setenta anos em casa.

É isso! Aos que têm condição, façam assim: não se sobrecarregue, evite a correria e não se estresse; complementando a boa dica: compre uma rede ou cadeira de balanço, acomode-se bem, relaxe e viva tanto quanto o tempo lhe permitir.

Nós, amigos e parentes bem quistos, agradecemos.

Dilucas
Enviado por Dilucas em 13/02/2018
Reeditado em 12/02/2022
Código do texto: T6252727
Classificação de conteúdo: seguro