" Os fins justificam os meios "

Em sua principal obra, "O Príncipe", Nicolau Maquiavel, cria um verdadeiro "Manual da Política", inclusive, obtendo diversas maneiras, interpretativas a sua famosa frase: "Os fins justificam os meios", (Há quem afirme que o autor jamais a teria escrito) éde modo que até hoje é mal interpretada, assim como podemos afirmar que é injusto o adjetivo "maquiavélico" e o substantivo "maquiavelismo", quando usado negativamente. Esses termos, que tem origem na luta política do autor, são usados cotidiana e injustamente de maneira pejorativa.

A frase é apenas um resumo da maneira de pensar desse renascentista. Para ele, quase tudo que veio antes estava errado, inclusive as idéias e pensamentos de Aristóteles (cuja prudência era o melhor caminho).

Ele não quis dizer que qualquer atitude seria justificada dependendo do objetivo, quis dizer apenas que os fins determinam os meios e que, de acordo com seus objetivos, poderão ser traçados os planos de como atingí-los.

Para ele, governar era uma arte e para isso era preciso ser coerente e prático. Era preciso executar friamente as observações antes meticulosamente observadas e analisadas sobre o Estado e a Sociedade.
 
Maquiavel tinha espírito inovador,  queria superar o medieval,  separar os interesses do Estado dos dogmas e interesses da igreja. Não era o vilão que pintam, ao contrário, nem era de índole má. 

A obra de Maquieavel deixou uma grande contribuição para o mundo, direcionando um bom modo de agir a vários políticos e governantes. Ficará para sempre tanto na história, quanto na nossa vida cotidiana, já que é uma obra atemporal.

Ensinando aos governantes, ensinou também ao povo e é por isso que sempre será considerado um dos maiores pensadores da história do mundo.

Algumas máximas maquiavélicas:


►"Os fins justificam os meios"
►"Não se pode chamar de 'valor' assassinar seus cidadãos, trair seus amigos, faltar a palavra dada, ser desapiedado, não ter religião. Essas atitudes podem levar à conquista de um império, mas não à glória"
"Homens ofendem por medo ou por ódio"

"Assegurar-se contra os inimigos, ganhar amigos, vencer por força ou por fraude, fazer-se amar a e temer pelo povo, ser seguido e respeitado pelos soldados, destruir os que podem ou devem causar dano, inovar com propostas novas as instituições antigas, ser severo e agradável, magnânimo e liberal, destruir a milícia infiel e criar uma nova, manter as amizades de reis e príncipes, de modo que lhe devam beneficiar com cortesia ou combater com respeito, não encontrará exemplos mais atuais do que as ações do duque."
►"Um príncipe sábio deve observar modos similares e nunca, em tempo de paz, ficar ocioso""
►"...Pois o homem que queira professar o bem por toda parte é natural que se arruíne entre tantos que não são bons."
►"... vindo a necessidade com os tempos adversos, não se tem tempo para fazer o mal, e o bem que se faz não traz benefícios, pois julga-se feito à força, e não traz reconhecimento."
"Pelo que se nota os homens ou são aliciados ou aniquilados".



No link abaixo, de onde retirei parte desse resumo, está também a obra "O Príncipe", em versão para web. Indico para uma boa leitura.

http://www.culturabrasil.org/maquiavel.htm
Maria Madalena de Jesus Gomes
Enviado por Maria Madalena de Jesus Gomes em 22/02/2018
Código do texto: T6261520
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.