A CEIA COM CRISTO

O "pão da vida" é o Conhecimento de e sobre Deus, e a "água viva" é a Sabedoria Divina, cujos alimentos são distribuídos por Cristo para as multidões, e os "cestos" nunca se esgotam. (Mateus 14;20 e 15;37) Essa é a metáfora da "Ceia com Cristo", e todos aqueles que têm esse tipo privilegiado de fome podem saciá-la à vontade. Bom apetite!

Os apologistas da racionalidade insistem na procura por argumentos que indiquem a inexistência de Deus, ou a sua desnecessidade, até mesmo procurando erros nas suas obras, na tentativa de desconstruir as ideias de onipotência e onisciência. Além disso, eles ficam confusos, procurando as origens de tudo, inclusive a origem do mal, onde também ficou encalhado o grande Pensador Agostinho. (Ele não leu Isaías 45:7)

Os racionalistas não conseguem compreender que na própria Natureza de Deus se encontram todas as circunstâncias do Universo, da mesma forma que o Homem é o universo da totalidade das suas próprias circunstâncias. Essa é a semelhança entre Deus e os homens; a consciência sobre o Bem e sobre o Mal, os quais estão intrinsecamente em Si mesmos. (Em Deus e nos homens) A plena compreensão, felizmente, não pode ser transferida pela vontade humana, para que o demônio não seja também esclarecido, (Mateus 13:10 a 23) mas talvez a impetuosidade da razão possa ser suavizada, surgindo o desejo de estudar, imparcialmente, sem fanatismos ou sectarismos, por exemplo, e entre muitos outros, os textos seguintes:

Hebreus 8:11 – Ninguém terá que ensinar ao próximo, nem a seu irmão, dizendo: Conhece ao Senhor; porque todos me conhecerão, desde o menor deles até o maior.

Mateus 10:26 – Portanto, não os temais; porque nada há encoberto que não venha a ser revelado, nem escondido que não venha a ser conhecido.

Salmos 139:16 – Ainda embrião, teus olhos me viram e tudo estava escrito no teu livro; meus dias estavam marcados antes que chegasse o primeiro.

Jeremias 1:5 – Antes que te formasse no ventre te conheci, e antes que saísses da madre, te santifiquei; às nações te dei por profeta.

Romanos 9:11 a 33 - (,,,) pois os gêmeos ainda não tinham nascido, nem praticado o bem ou o mal, para que o propósito de Deus segundo a eleição permanecesse firme, não por causa das obras, mas por aquele que chama, foi-lhe dito: O mais velho servirá o mais novo. Como está escrito: Amei a Jacó, mas rejeitei a Esaú. Que diremos? Há injustiça da parte de Deus? De modo nenhum. Porque ele diz a Moisés: Terei misericórdia de quem eu quiser ter misericórdia e compaixão de quem eu quiser ter compaixão. Assim, isso não depende da vontade nem do esforço de alguém, mas de Deus mostrar misericórdia. Portanto, ele tem misericórdia de quem quer e endurece a quem quer. Então me dirás: Por que Deus se queixa ainda? Pois, quem resiste à sua vontade? Mas quem és tu ó homem, para argumentares com Deus? Por acaso a coisa formada dirá ao que a formou: Por que me fizeste assim? Ou o oleiro não tem poder sobre o barro, para da mesma massa, fazer um vaso para uso honroso e outro para uso desonroso? E que direis se Deus, querendo mostrar a sua ira, e dar a conhecer o seu poder, suportou com muita paciência os vasos da ira, prontos para a destruição; para que também desse a conhecer as riquezas da sua glória nos vasos de misericórdia, que de antemão preparou para a glória, os quais somos nós, a quem também chamou, não só dentre os judeus, mas também dentre os gentios? Que diremos? Que os gentios, que não buscavam justiça, alcançaram justiça, mas a justiça que vem da fé. Mas Israel, buscando a lei da justiça, não alcançou essa lei. Por quê? Porque não a buscaram pela fé, mas com base nas obras; e tropeçaram na pedra de tropeço. Como está escrito: Eu ponho em Sião uma pedra de tropeço; e uma rocha de ofensa; e quem nela crer não será envergonhado.

Judas 1:6 – Os anjos que não mantiveram seus domínios, mas deixaram sua própria habitação, ele os tem confinado nas trevas em algemas eternas, para o juízo do grande dia.

Eclesiastes 1:9,10,11 e 3:15 – O que foi, isso é o que há de ser, e o que se fez, isso se tornará a fazer; de modo que nada há novo debaixo do sol. Há alguma coisa de que se possa dizer: Vê, isto é novo? Já foi nos séculos passados, que foram antes de nós. Já não há lembranças das coisas que precederam; e das coisas que hão de ser, também delas não haverá lembrança, nos que hão de vir depois. O que é já foi; e o que há de ser, também já foi; e Deus pede conta do que passou.

Alguns apologistas da Razão, alojados nas Ciências da Natureza, já ensaiam uma rendição ao Espírito, seguindo o exemplo do Cientista Francis Collins, como se observa no texto abaixo, publicado na Revista Super Interessante (fevereiro/2016), na primeira página:

“É Razão ou Intuição? (...) Nos últimos séculos aprendemos a acreditar que o mundo é polarizado, binário: razão ou emoção, ciência ou arte, conhecimento ou crença, esquerda ou direita, certo ou errado. Mas a verdade é muito mais complexa que isso. E tudo que é complexo tem mais de uma dimensão. Cada vez mais os cientistas se dão conta de que os aspectos espirituais, emocionais e intuitivos da vida são fundamentais. E que sem eles, a compreensão do Universo jamais estará completa”.

Como um reforço para as ideias desses cientistas, podemos acrescentar os pensamentos de Albert Einstein e Francis Collins, que os idólatras da razão preferem ignorar.

“Não existe nenhum caminho lógico para a descoberta das leis do Universo – o único caminho é a intuição. A religião do futuro será cósmica e transcenderá um Deus pessoal, evitando os dogmas e a teologia”. (Albert Einstein)

“Descobri que há uma harmonia maravilhosa nas verdades complementares da fé e da ciência. O Deus da Bíblia é também o Deus do genoma. Deus pode ser encontrado na Catedral e no Laboratório. Investigando a criação incrível e majestosa de Deus, a ciência pode na verdade ser uma forma de louvor”. (Francis Collins)

Afinal, o Leitor atento, certamente perceberá que Jacó foi eleito para alcançar a plenitude da racionalidade, na evolutiva trajetória da Geração Cósmica do Terceiro Princípio. Mas ele terá que “atravessar o vau do Jaboque, passando a torrente [o seu Mar Vermelho pessoal] com tudo o que lhe pertence e lutar com Deus”, para que o seu nome seja mudado para Israel, e Ele o abençoe. (Gênesis 32:22 a 31) Então, ele terá nascido de novo, e ultrapassando a plenitude da arrogante racionalidade, estará no limiar da "Terra Prometida", o mundo espiritual, ou o Reino Angélico de Jesus Cristo. Aleluia Senhor !!!

Glória ao PAI, ao FILHO e ao ESPÍRITO SANTO

Edgar Alexandroni
Enviado por Edgar Alexandroni em 12/03/2018
Reeditado em 13/03/2018
Código do texto: T6277909
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.