Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

LIVRE PARA SER EU MESMO

Reconheço que sou livre quando, mesmo rodeado de tantos condicionamentos sociais ou biológicos, miragens, determinismos, modismos e escassez de recursos, consigo com toda a minha força espiritual ser eu mesmo, ou seja, mantendo-me coerente entre aquilo que sou interiormente (os meus sentimentos, emoções, vivências e pensamentos) e o que eu sou para o mundo ao meu redor.

Reconheço que sou livre quando não permito que os turbilhões das falsas ''necessidades'' e também das imposições arbitrárias, absurdas e sem sentido, arrastem a minha vida para os becos sem saída do desespero. E por fim, reconheço que sou livre quando, mesmo que seja carente de exemplos de virtude, tomo a firme decisão de fazer resplandecer do meu ser a chama da integridade pessoal, da solicitude e da responsabilidade.

Foi a partir dessas intuições em torno da liberdade, que senti a urgência de por em prática as seguintes indagações feitas para mim mesmo: ''Por que não abordar nas minhas reflexões tudo aquilo que se passa no meu íntimo? Por que não fazer poesia com todos os elementos das minhas vivências espirituais, emocionais e psicológicas? Por que não ser livre para comunicar o que se passa no meu coração?''. Foi dessa maneira que adquiri discernimento para ser autêntico e, então, desenvolvi um espirito filosófico para semear reflexões mais profundas sobre minha existência e sobre o mundo em que vivo, ao mesmo tempo valorizando o anelo de cada ser humano sincero pela transcendência e pela elevação espiritual.
Alessandro Nogueira
Enviado por Alessandro Nogueira em 14/03/2018
Reeditado em 10/08/2018
Código do texto: T6279196
Classificação de conteúdo: seguro

Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
Alessandro Nogueira
São Caetano do Sul - São Paulo - Brasil, 33 anos
470 textos (16877 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 19/11/18 18:00)
Alessandro Nogueira