Um povo que não aprende

Nós brasileiros temos a santa capacidade de nunca aprender com as lições dos próprios erros.

Está comprovado, recomprovado e tricomprovado que o crescimento econômico baseado em assistencialismo do Governo e no endividamento da população é apenas temporário.

O crescimento decorrente da liberação de recursos através das diversas modalidades de “bolsas” só duram enquanto duram os recursos disponíveis e o endividamento também tem seu limite na capacidade de pagamento dos tomadores de empréstimos. Sabemos perfeitamente que se esse fator não for considerado, o sistema entra em colapso.

Quanto ao endividamento, tivemos um bom exemplo no Governo Militar, quando a entrada de recursos externos levou a economia brasileira a alçar um “voo de galinha” que foi chamado de “Milagre Econômico Brasileiro”. Outro exemplo foi na administração Lula/Dilma quando tudo foi adquirido com financiamento, desde imóveis, passando por veículos, até sofás.

Apesar disso tudo, em 2016 Lula divulgou um vídeo em que defendia os empréstimos como forma de fazer a economia voltar a crescer e atualmente alguns insistem na liberação de recursos através do Bolsa Família para “adubar” o crescimento econômico.

É por essas e outras que há 500 anos estamos mordendo o próprio rabo sem sair do lugar.

Argonio de Alexandria
Enviado por Argonio de Alexandria em 07/05/2018
Código do texto: T6329479
Classificação de conteúdo: seguro