Seja egoísta com você.

Ser egoísta com a sua paz e felicidade, diferentemente de ser uma pessoa escotra com o próximo, é você pensar e se colocar como principal responsável pelo seu bem estar, de modo geral. Até que ponto estender uma relação por medo de machucar o próximo com o término te faz bem? Até que ponto postergar essa dor vai mexer com você?

Numa relação, depositar a responsabilidade emocional totalmente no outro é o mesmo que descer de um tobogã enorme de olhos fechados sem saber se no fim ele terá água para amortecer a descida. A responsabilidade é tão sua como a do outro, porém muito mais sua. Pôr essa responsabilidade nas mãos de outra pessoa além de ser uma puta sacanagem é um fardo enorme sobreposto ao outro, e para além disso, ao mesmo tempo acaba dando poder para o mesmo modular essa tal felicidade da forma em que achar mais proveitoso para si. Nesse meio tempo, você cria um estado simbionte a ponto de já não sabe mais qual parte daquilo é sua felicidade, ou queria que fosse, vivendo assim uma vida baseada nas felicidades do próximo que por muitas vezes é conquistada pisando na tua. Até que ponto isso seria mentalmente saudável?

Dar poder ao próximo sobre algo que deveria ser, primeiramente, de responsabilidade sua termina sendo fonte de muitos relacionamentos abusivos que vemos por aí, e não falo só dos amorosos. É uma inclinação fácil e confortável pensar que é fulano tem o dever de te fazer feliz, mas convenhamos que isso não faz parte da nossa realidade.

Portanto, antes de nos pôr como protagonistas da responsabilidade emocional do próximo, vamos primeiramente sermos responsável com a nossa e a partir disso zelar para que outros tenham essa consciência delimitando assim, talvez, um papel secundário no bem estar alheio. Você não é escroto por não aceitar ser o personagem principal de um filme aonde você deveria ser apenas o coadjuvante.