Quem vai responder por isso?

Já sabemos que houve uma criminosa falta de verbas para o Museu Nacional. Sabemos que isso não começou agora, mas sendo o museu um órgão federal, é óbvia a responsabilidade de Temer e dos presidentes anteriores. Houve dinheiro a rodo para a malfadada Copa do Mundo de 2014, para as Olimpíadas, para tanto superfaturamento, para obras faraônicas como as dos novos estádios. Para a Ciência, a Cultura, a Educação, coisas pouco importantes, sobraram os restolhos.

E por falar nisso, alguém viu o Governador Pezão ou sabe por onde ele anda de ante-ontem para cá? Ultimamente nós, fluminenses, temos um governador-fantasma.

Muita gente fala mal do Prefeito Crivella mas, por uma questão de justiça, temos de admitir que ele não se faz ausente, embora nesse caso seja o menos responsabilizável. Crivella apareceu e lembrou que, um mês atrás, a Prefeitura organizou um treino contra incêndio com os funcionários do museu. E que lamentavelmente o fogo começou à noite, quando só estavam os seguranças. É o caso de perguntar; por que não havia aspersores automáticos de água?

O mais triste em tudo isso é que restaurar, recuperar o museu (depois da porta arrombada) não vai trazer de volta o patrimônio destruído.