Coleção 70 ("Uma coletânea de pensamentos é uma farmácia moral onde se encontram remédios para todos os males." — Voltaire)

70—1 O que acontece ao homem molda seu caráter, você é o que lhe acontece. Não se pode condenar uma pessoa sem lhe conhecer. Leia minhas crônicas, ali está o que me acontece e assim terei um julgamento justo. E a você não somará mais pecados do que já tem em sua vida. Aqui emprestando as palavra de Augusto Cury: "Não há aplausos que durem para sempre e nem vaias que sejam eternas."

Claudeci Ferreira de Andrade

70—2 Muitos homens perdem a liberdade de expressão pela repressão ou indiferença, os apertados extremos matam as suas esperanças. Então, adquirem o vicio do alcoolismo e nunca mais ouvem seu próprio nome. Enfim, esquecem-se como é ser eles mesmos: Isso é violência social. Em breve não haverá mais democracia, eles não gostam de arma, não se defendem só se matam.

Claudeci Ferreira de Andrade

70—3 O dia da criança também é dia do professor, pois no dia 11, as crianças vão a escola brincar e comemorar, e no dia 12 é o feriado propriamente dito, ninguém pisa lá. Assim se norteia o compromisso e o profissionalismo educacional.

Claudeci Ferreira de Andrade

70—4 Um diploma de pedagogia da UFG era um privilégio sem medidas; hoje não, com o advento dos cursos a distância e cotas, facilitou bastante a coisa toda! Então, assim com essa pedagogia facilitada, logo teremos mais coordenadores que professores, na escola pública. Graças a pandemia, o distanciamento mostrou que coordenador pedagógico na escola não tem função. O trabalho delas se encerou só em exigir planilhas e mais planilhas.

Claudeci Ferreira de Andrade

70—5 Emprestar um bem que você não pode dar é colocar em risco a amizade. Quando precisar dele, nunca estará a sua disposição. De graça, o invejoso o levou para si.

Claudeci Ferreira de Andrade

70—6 Tem gente tão viciada que não pode ver uma fila, logo entra ali, até mesmo sem saber o objetivo dela; no final, qualquer coisa é lucro. Importa está na frente de alguém!

Claudeci Ferreira de Andrade

70—7 O NÍVEL SOCIAL DE UMA PESSOA ESTÁ NO COMPORTAMENTO DELA EM UMA FILA!

Claudeci Ferreira de Andrade

70—8 PIOR QUE O HORÁRIO DE VERÃO É O HORÁRIO DE AULA. Eu começo o dia ainda no escuro!

Claudeci Ferreira de Andrade

70—9 O poder corrompe a todos, ninguém quer morrer por uma causa nobre, já que vive por ela. Só a cobiça dá o poder suicida.

Claudeci Ferreira de Andrade

70—10 As consequências da intimidade é a liberdade nas expressões, o desrespeito. Só os revoltados não têm liberdade tiram a dos outros.

Claudeci Ferreira de Andrade

70—11Eles estão quietinhos! Quando chego, começam a bagunçar, foram treinados a agir sem pensar, é como um bexiga cheia, explodem, quando a pressão de dentro é maior que a de fora, não sabem lidar com a liberdade! Refiro-me alunos carentes de atenção.

Claudeci Ferreira de Andrade

70—12 De jeito nenhum, quero ser essa mentira ambulante, mas quero deixar claro sobre eu mesmo ser um ator social, apenas em lugares propícios, até nisso estou representando, todavia, aqui dentro, no coração, nunca deixarei de ser eu mesmo: o desconhecido.

Claudeci Ferreira de Andrade

70—13 É MAIS FÁCIL SE CONHECER UM MAU CARÁTER, QUANDO ELE NÃO SE PARECE CONOSCO!

Claudeci Ferreira de Andrade

70—14 Quando você lê procurando erros, não cresce; procure os acertos, só se aprende ler é lendo certo. A Interpretação vem do lado certo!

Claudeci Ferreira de Andrade

70—15 OS SÁBIOS DE JEITO NENHUM PODEM FICAR EM SILÊNCIO, SENÃO QUEM IRÁ ENSINAR OS TOLOS a se calarem?

Claudeci Ferreira de Andrade

70—16 As experiências dos peixes grandes e fortes são manipuláveis a favor dos pescadores. Se a isca é o pequeno ou um pedaço do grande, então lhes enfeitiçará mais, Um bom salário é a promessa de sobrevivência garantida, ou ainda o conforto; mas saibam que tudo tem um preço; o trabalho.

Claudeci Ferreira de Andrade

70—17 A escola precisa deixar de trabalhar com ciladas, emboscadas e estratégias. Uma pessoa quer o que ele acha útil e gosta. Por que o aluno não aprende a gostar da escola? Viu a armadilha. "É a caça ruim, aquela que desarma a arapuca...!"

Claudeci Ferreira de Andrade

70—18 Quando a caça desconfia, não cai, por isso não se trabalha a mesma dinâmica em sala de aula, os alunos não prestam a mesma atenção da primeira vez, piada contada duas vezes perde a graça, ensinam até que não se pode decorar nada. Quando se esquece da escola, não sobra nada.

Claudeci Ferreira de Andrade

70—19 Não se ensina por estratagemas, o aprendizado acontece pelo grau de interesse do aprendiz, e o interesse desperta-se nele conforme suas necessidades. A escola deveria primeiro perguntar qual é a necessidade do alunado.

Claudeci Ferreira de Andrade