Eu estou sozinho.

Pare. Respire. Reflita:

Você é sozinho?

2 minutos.

Muito reflito sobre a propriedade e força que utilizamos na aplicação de algumas palavras. Ser e Estar! Tão próximas, apresentadas juntinhas como um lindo casal gramatical e sempre nos induzindo ao erro. Já refleti sobre a sua aplicação na função de conjugadores da felicidade. Agora, sobre como conjugam a solidão.

Você é sozinho? Ou você está sozinho? Sim. Há diferença.

Por muito tempo equivocadamente me considerei um menino, um homem sozinho. Pelos poucos amigos, raramente um relacionamento, uma família que por muito tempo não sabia como me fazer pertencer. Mas com o tempo, além dos lindos fios brancos, recebemos a graça - ou a maldição - da sabedoria.

Eu nunca fui sozinho. Sempre estive sozinho.

Nunca fui sozinho por ter uma família que jamais me abandonou, por ter amigos - mesmo que poucos- à minha volta, por fugir da realidade em pequenos ímpetos de coragem e me aventurar em relações - poucas memoráveis. O fato é: sempre estive sozinho por, mesmo ao não ser, sentir-me só.

E estou sozinho agora. Não agora, neste momento da minha vida, agora, início da noite de uma terça-feira de outubro após comer um hambúrguer e tomar um chá. Agora enquanto troco mensagem com meu namorado e adio uma noite de drinks com uma amiga.

Estar sozinho é um sentimento onipresente. Não pertence a um período, não se cataloga em meses ou anos. Um sentimento que vem, que vai e tudo o que sinto é um enorme vazio no peito e uma grande sensação de fracasso por não me sentir completo.

Não sou sozinho. Estou sozinho no momento em que estou ao lado de minha mãe ouvindo as histórias do seu dia. Estou sozinho enquanto observo o amor da minha vida cochilar de cansaço. Estou sozinho enquanto trabalho e escuto fofocas e reclamações dos colegas.

Seria estar sozinho um egoísmo meu? Ou uma eterna incapacidade de completude que poderá um dia me tornar uma pessoa sozinha na definição do Ser?

A linha entre ser e estar só é muito tênue.

Não quero ser, nunca fui. Porém estou sozinho. Sozinho comigo mesmo e preso em pensamentos que borbulham em minha mente e me fazem refletir sobre termos, expressões mal colocadas, utilizações equivocadas de conjugações. Estaria eu acomodado em me sentir só?

Ser e Estar. Dois pequenos verbos que podem decidir o sucesso ou o fracasso de toda uma vida.

Seria o estar, um passo para ser?

Eu não quero morrer sozinho.

Bruno R Santos
Enviado por Bruno R Santos em 16/10/2018
Código do texto: T6478159
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.