Canto do ato de ler

Interessante que a leitura promove mais do que conhecimento àqueles que desejam desvendar o mundo a sua volta.

Segundo as palavras do célebre ensaísta e poeta norte-americano Henry David Thoreau, "Muitos homens iniciaram uma nova era na sua vida a partir da leitura de um livro.". Com isso, percebe-se que o conhecimento de mundo é ampliado por meio dos aspectos sociais, políticos, históricos e culturais que a obra lida oferece. No entanto, o que se contraria o ato de ler e a cognição são: a falta de interesse, a preguiça e até mesmo a desculpa que não há tempo para dedicar a leitura.

Não se perde tempo quando se vai ler, ou seja, ganha-se novas experiências, uma visão completamente diferente do mundo em que está inserido, além disso, as janelas para outros horizontes são abertas e um mundo desconhecido passa ser conhecido pelo leitor.

Uma leitura proficiente é composta de: ler de tudo, reter o que é bom, refletir o que leu, usar a sabedoria e a inteligência para aplicar os conhecimentos adquiridos e, acima de tudo, a humildade, porque o conhecimento não é para ser exibido e sim compartilhado a todos.

Valmir Silva
Enviado por Valmir Silva em 17/10/2018
Reeditado em 17/10/2018
Código do texto: T6478554
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.