zelia_gattai_continuo_achando_graca_nas_coisas_gostando_l2p4dpr.jpg
 
   Zélia Gattai Amado de Faria que  nasceu no dia  2 de julho de 1916 na cidade de São Paulo  e faleceu em Salvador no dia   17 de maio de 2008 foi uma fotógrafa, memoralista, ramancista  e autora de literatura infantil , além de membro da Academia Brasileira de Letras.
 
Ela   escreveu 14 obras literárias diferentes, incluindo livros infantis e suas próprias memórias pessoais que foram amplamente publicadas.  
 
Nos  anos 1930, Zélia Gattai ingressou nos círculos intelectuais e sociais dos modernistas   de São Paulo e do Rio de Janeiro, tornando-se amiga de personalidades como Oswald de Andrade, Lasas Segali, Tarsila do Amaral, Mario de Andrade, Rubem Braga, Zora Seljan, Paulo Mendes de Almeida, Carlos Lacerda, Vinicius de Moarais  e outros. 
 
Aos 20 anos, Zélia Gattai se casou com o militante comunista Aldo Veiga e teve seu primeiro filho, Luís Carlos Veiga. Seu casamento terminou depois de oito anos e Gattai acabou se apaixonando pelo escritor e comunista  Jorge Amado.
   
O novo casal decidiu morar junto em 1945 e teve seu primeiro filho, João Jorge Amado em 1946.  
   
Gattai e sua família foram obrigadas a deixar o Brasil e decidiram se mudar para Europa  passando  a primeira parte do exílio de cinco anos em Paris, onde  ela aproveitou a oportunidade para se formar em Civilização Francesa, Fonética e Língua na Universidade de Sorbonne, em 1949. 
 
Mais tarde, eles se mudaram para Praga  onde viveram de 1950 a 1952 . Foi  em Praga  que nasceu seu terceiro filho, Paloma Jorge Amado e Gattai descobriu sua paixão pela fotografia.
   
A família retornou ao Brasil   em 1952 e mudou-se para a casa dos pais dela   no  Rio de Janeiro  pelos  onze anos seguintes.  
   
Em 1963 a família mudou-se para Salvador  e permaneceria lá pelo restante da vida de Gattai  e enquanto lá  morava  começou a se concentrar mais em sua carreira literária. 
   
Zélia Gattai iniciou a carreira literária em 1979, e  explorou muitos gêneros, incluindo memórias, literatura infantil e romances. 
   
Com a morte de Amado em 2001, Gattai foi eleita para o 23º lugar vago na Academia Brasileira de Letras.  


                       *********



(...pesquisa e imagem google...)
 
WRAMOS
Enviado por WRAMOS em 18/10/2018
Código do texto: T6479648
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.