A vida não tem sentido?

Existe toda uma corrente de humanistas que dizer que não há sentido na vida. Ou então dizem que não há sentido intrínseco, sendo necessário a cada um "significar" a própria vida.

Como poderia ser possível dar significado para algo que não tem nenhum? Como consegue o homem colocar qualquer coisa que seja onde não há nada. Como se faz surgir algo do nada se, para fazer qualquer coisa que seja, precisamos antes imaginar a nossa criação. Primeiro criamos na nossa mente, para depois "plasmar" aquilo na realidade. Talvez seja de bom grado admitir que podemos imaginar o criado enquanto criamos, resultando isso numa obra que não era esperado. Porém se vamos admitir que criamos algo sem saber de antemão qual será sua forma, tal coisa só o será por acidente. Ou seja, somente podemos criar algo que não imaginamos por acidente. Se formos criar algo intencionalmente, temos que imaginá-lo antes.

Neste ponto temos quatro possibilidades:

1 – A vida tem sentidos;

2 – A vida não tem sentido, mas podemos dar sentido à ela;

3 – A vida não tem sentido, mas pode vir a ter acidentalmente;

4 – A vida não tem sentido.

Tudo que criamos já existia, ao menos, no campo das possibilidades, visto que nenhum homem pode criar algo impossível de ser criado. Sendo assim, simplesmente podemos dar à vida somente significados possíveis de serem dados, sejam eles dados por acidentalmente ou intencionalmente.

Se olharmos pelo lado que devemos dar nós mesmo sentido à nossa vida, teremos que admitir que devemos então buscar no nosso leque de opções o que fazer com a nossa vida.. Se parte de viver a vida é fazer opções, deveremos então assumir que o sentido da vida seria buscar o sentido da vida, ou seja, se devemos dar sentido à nossa vida, logo esse já será o sentido da vida, logo a vida tem sentido.

Tampouco se o significado é acidental, deixa de vir das possibilidades. Desta forma os sentidos da vida estariam vagando pelo espaço até caírem na nossa existência. Uma vez acontecido isto, seríamos extremamente sortudos pela vida ter dado-nos um norte e poderíamos parar de vagar como baratas tontas,sendo agora possível realizar o sentido da vida nos mandado pelo acidente. O problema é que o sentido da vida, antes de cair no nosso colo, teria que existir de antemão. Logo a vida tem sentido, então puf!, acabou o humanismo.

Sendo esta ultima hipótese ridícula, ficamos numa confortável posição onde há duas hipóteses. Ou a vida tem sentido, ou não tem.

Viu leitor, já simplifiquei para você. Como eu sou bonzinho.

Eu acredito firmemente que a vida tem sim sentido. Guio a minha pela intenção se aproximar-se o máximo possível da perfeição. Para além disso, a vida tem sentido, porém ele carece de definição objetiva, ficando a cargo de cada um definir da melhor forma possível o que devemos buscar enquanto vivos.

Agora, caso você realmente acredite que está vivo sem sentido, meu caro, como sinto pena de você, pois se a vida não tem sentido, somente nos resta morrer.

Para ler mais textos meus, curta minha página no facebook:

fb.me/filosofiadouglaspacheco