Um dedo de prosa...

Bom pessoal, bom dia


     Quero tomar uns minutinhos do tempo de vocês, para fazer uma pergunta sobre algo que venho pensando já a algum tempo: A Escola Sem Partido!
     Você acha possível existir escola sem partido?
Andei pensando e a minha resposta é:
—  A bandeira: escola sem partido, já tomou um partido, o da falta de liberdade de expressão!
      Bom pessoal vou dar um exemplo do meu curso.                Quem já estudou ou conhece, sabe que  na psicologia existem várias abordagens, não vou citar aqui porque é apenas para exemplificar. Cada abordagem apresenta uma construção de pensamento com seus autores, precursores s e pós e assim o professor vai transmitindo aquilo que teve de formação. Compreensão, experiências, autores estudados outros acréscimos e toda a sua estória de vida, formas de pensar de sentir a vida, como suas formas de intervenção clínica e intervenções de grupo.
     E assim ocorre em outras áreas do conhecimento científico. Se formos colocar escola sem partido, dentro da psicologia está ficaria manca, limitada, e estaria fadada à queda ou se extinguir.
Por exemplo: assim como os dedos das mãos nenhum ser humano é igual, mesmo aqueles que comungam das mesmas ideias acabam por divergir em alguns pontos e isso é muito saudável.
     O professor quando dar a aula, embora ele traga a parte académica traz consigo seu universo, sua forma de pensar , sentir e agir, sua autonomia e liberdade. Tolhi sua livre expressão será uma forma de violência sem tamanho, e pasmem vigiar o professor poderá fazer com que muitos desistam de ensinar.
      Portanto afirmo que estou sendo cutucada desde que comecei a estudar psicologia. Vemos os meus professores com suas particularidades ao seu histórico de vida!
    Quando comecei a me colocar no lugar dos professores foi impossível ser conivente com esse movimento “escola sem partido”.             Portanto isso não quer dizer que os professoreses tenham que impor suas convicções. 
Formação e educação é uma coisa e proselitismo é outra. 
     A formação do senso crítico do aluno é um esforço dele e do professor. 
    



 
Reijane Brasileiro
Enviado por Reijane Brasileiro em 17/12/2018
Reeditado em 17/12/2018
Código do texto: T6529010
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.