BREVE TRATADO CONTRA OS PRECONCEITOS

As boas índoles ou intenções não têm que ser sisudas... a moral não tem rosto nem precisa usar uniforme. O cidadão confiável não é sempre – ou quase nunca é – o devoto e recatado. Ninguém deve nos convencer pelo simples discurso politicamente correto, religioso, cívico e de condenação às diferenças. Quem confunde moralidade com moralismo distorce as linhas e as entrelinhas da humanidade. Os que acham que o bem se tranca nos templos, religiões e ritos, perderam a viagem desde que pisaram na terra.

O que há de sincero na sua e na minha essência, mora no livre arbítrio de sermos quem somos desde que nada em nós cause danos ao outro. Sejamos livres a partir dos olhos nus de preconceitos; dos conceitos capazes de nos dar à luz todos os dias ou nos manter no ventre da mais densa treva, que não é outra senão a da ignorância. Se você acredita no possível Deus, deixe que só Ele se entenda com os que, supostamente, cometem pecados. À justiça humana constituída só cabe a punição de crimes.

Demétrio Sena
Enviado por Demétrio Sena em 17/12/2018
Reeditado em 17/12/2018
Código do texto: T6529426
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.