PENSAMENTEANDO 452

O Filtro seguro para enganos, aparências, enfim, linguagens mentirosas é uma mente Crítica em alta Sintonia com Cristo.

Nota: Pense no exemplo abaixo (Paulo e Silas). O texto não é meu.

Realize a cena: Paulo e Silas em Filipos e todo dia, quando eles iam orar, uma jovem com espírito de adivinhação seguia os dois dizendo: “Estes homens, que nos anunciam o caminho da salvação, são servos do Deus Altíssimo.” (Atos 16:17). A primeira vista não havia nenhum mal naquela cena, afinal, o próprio demônio estava dando testemunho de que Paulo e Silas eram servos de Deus. Só que não, estava tudo errado.

Deus não permite o testemunho do diabo a Seu respeito. Confrontado numa situação semelhante Jesus tomou a atitude que todos nós devemos tomar. Ele estava na sinagoga e um homem com espírito imundo começou a gritar: “Dizendo: Ah! que temos contigo, Jesus Nazareno? Vieste destruir-nos? Bem sei quem és: o Santo de Deus.” (Marcos 1:24). Na mesma hora Jesus o repreendeu e disse: “Cala-te, e sai dele.” (Marcos 1:23-25). E o texto diz que o espírito imundo saiu do homem clamando em alta voz.

Voltando a Paulo e Silas. Durante muitos dias aquela cena se repetiu, até que Paulo, perturbado, voltou-se e disse ao demônio que agia através daquela jovem: “Em nome de Jesus Cristo, te mando que saias dela. E na mesma hora saiu.” (Atos 16:18). O problema é que aquele espírito de adivinhação gerava grande lucro para os senhores daquela jovem e quando eles viram a esperança de lucro “descer pelo ralo”, eles foram denunciar Paulo e Silas aos magistrados da cidade. Os servos de Deus foram presos e açoitados, mas não perderam a fé e o texto diz que mesmo presos, com os pés amarrados ao tronco, eles oravam e cantavam hinos a Deus.

Tudo o que Deus faz tem um fim proveitoso e foi nesta ocasião que o carcereiro e sua casa se converteram a Jesus. Mesmo feridos, humilhados e presos os discípulos de Jesus davam testemunha do Poder de Deus e não se negaram a pregar a salvação em Jesus ao carcereiro e sua família e ainda batizaram todo mundo.

Espírito de adivinhação é uma especialidade do diabo e é através da adivinhação do futuro que muitos são atraídos ao engano. Pense um pouco: tudo o que Deus quer revelar ao homem está escrito na Bíblia, o que exceder à Palavra escrita é mera especulação, e/ou adivinhação. É através da adivinhação que o diabo amaldiçoa muitas vidas e todos conhecem casos em que alguém foi “avisado” por espíritos imundos de tragédias que estavam para acontecer e depois que aconteceram, estas pessoas passaram a depender de tais “adivinhações”.

Infelizmente isso não está tão longe do povo de Deus como Ele gostaria que estivessem, e o que mais se vê nos templos são pessoas que procuram os chamados “profetas” para receber “profecias” a respeito de suas vidas ou para realizar um negócio, uma viagem, como se Deus não estivesse presente, através de Seu Doce Espírito, nos corações de todos os que creem em Jesus.

Isso se chama a “lei do menor esforço”. É bem mais fácil pedir oração do que pagar o preço da santificação e buscar direto na Fonte toda a orientação que precisamos para vencer. Muitas “profecias” caem no vazio, simplesmente porque, aquela “previsão”, que alegrou o coração do destinatário, acaba se revelando falsa e não se cumpre.

O que Deus tem para mim e para você está escrito na Bíblia de forma bem clara e eu não me canso de repetir, porque serve primeiramente para a minha vida: “Porque eu bem sei os pensamentos que tenho a vosso respeito, diz o Senhor; pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar o fim que esperais.” (Jeremias 29:11). O desejo do nosso coração realizado está nos planos de Deus para nós, só precisamos tomar muito cuidado para não desagradar ao Senhor, porque também está escrito: “Agrada-te do Senhor e Ele realizará o desejo do teu coração”. (Salmo 37:4).