Coração!

Ah! O coração!

É o principal órgão, motor essencial do corpo, cujas funções orgânicas são notórias, bombeando o sangue com vistas a fornecer oxigénio e nutrientes ao corpo e auxiliar em eliminar resíduos metabólicos.

À ele pertence todo nosso sangue.

No entanto, o que é o coração? O que representa no sentido figurado ou espiritual?

O Rei Salomão disse que o bem mais precioso que temos é o coração, pois procedem as fontes da vida, e, por isso, devemos guardá-lo mais a que qualquer outra coisa...

É símbolo da vida, do amor, da pureza!

* Mas, quem pode compreender o coração?

Contraditório, que, embora dele possa emanar os sentimentos mais nobres e puros, o coração é também traiçoeiro e está sempre desesperado, tendo sido declarado nas escrituras sagradas que do coração procedem os maus pensamentos que corrompem o ser.

É por isso mesmo que o Rei Salomão foi inspirado a escrever que nós devemos guardar nosso coração como sendo o maior tesouro do mundo.

* Mas o que significa guardar o coração?

Significa que devemos torná-lo fortaleza.

Em que pese o coração nos fazer tornar sensível, o que faz nos aproximar do próximo, o que nos faz sentir humano, lembre-se: ele também é traiçoeiro!

Embora seja difícil, acaso sejam manifestos pensamentos ruins, respire, respire, respire fundo, encha o pulmão e guarda o teu coração...

Afinal, somos todos iguais!

Os humanos e animais possuem coração!

Mas, seria o nosso espírito ligado ao nosso coração ou o coração poderia representar o nosso próprio espírito?

– Repercute?