A dança e a iluminação

Depois de percorrer caminhos resvalosos que a vida lhe apresentou, situações adversas, longas caminhadas, jejuns, longos períodos de meditação e até perseguições, maldizeres... E a todos responder com serenidade e perdão, mantendo-se íntegro nas horas difíceis e também nos momentos de alegria, respondendo à ira e ao ódio com amor, ele parou certa feita sob uma árvore em uma pequena cidade, descansando após longa peregrinação. E ali atingiu o nirvana.

Sentiu grande alegria e, então, pôs-se a dançar levemente na praça onde estava e, como que planando no ar, traçou passos nunca imaginados e de perfeita harmonia, mesmo sem ser um bailarino - de forma misteriosa, seguiu o seu bailado solitário e belo, passando a atrair todos em volta e também monges de um mosteiro ali perto, maravilhados com o que viam.

Depois disso, recolheu suas coisas e partiu do lugar. Aquela praça onde ele atingiu esse êxtase espiritual se tornou local de peregrinação religiosa e de aprendizado. Muitos ali passaram a ir, em busca da iluminação, e para tanto repetiam os movimentos daquela dança divina, raríssimos conseguiriam, pois faltava a eles aquilo que aquele Buda trazia na essência, vivência e conteúdo.

...

Esse é um relato que tinha na memória, aqui escrito com as minhas palavras