Ele nunca é surpreendido

Hoje tivemos mais uma aula muito boa no Curso RECABITAS / Treinamento e Capacitação de Líderes. Nós estamos no segundo módulo. O evento de formatura está previsto, se não me engano, para Julho/2019.

Dentre outras coisas, VAIVENO O QUE ROLOU:

Com a demora de Moisés em descer do monte, o povo começou a ficar inquieto. Eles se reuniram em torno de Arão e disseram: “Tome uma atitude! Faça deuses para nós, que possam nos conduzir. 'Esse Moisés', que nos tirou do Egito — quem sabe o que aconteceu com ele?”.

Êxodo 32:1

Biblia A Mensagem

_____

"Esse Moisés" - Parece mesmo que houve desonra aqui à pessoa do líder levantado por Deus e, a exemplo do que aprendemos no módulo anterior, em que AO HONRARMOS AO LÍDER, HONRAMOS a A CRISTO E, HONRANDO A CRISTO, HONRAMOS A DEUS; por dedução e/ou associação, podemos entender que o inverso também é verdadeiro. Ou seja, se desonramos ao líder, desonraremos a Cristo e, desonrando a Cristo, estaremos desonrando a Deus.

Seguindo esse raciocínio, tenho a impressão de que DEUS é que foi desonrado nessa oportunidade. E o desalinhamento, talvez esteja evidenciado aí: ELES, PRIMEIRO, SE DESALINHARAM FOI COM DEUS, e, a partir daí, por um efeito cascata, tudo perdeu o sentido para eles, inclusive para Arão. Foi nesse ambiente de frustração que surgiu o "Esse Moisés", que ficou desacreditado; que, aos olhos deles, tornou-se um mentiroso, um caloteiro, um enganador.

A referência mais próxima que o povo tinha de DEUS era a presença de Moisés, pois a Presença de DEUS estava com ele e se manifestava por meio dele com milagres.

Como Moisés saiu para o "à sós" com DEUS e demorou além do costume, os israelitas, frustrados com o "sumiço" do líder, que era para eles a presença visível de DEUS, entenderam que DEUS os havia abandonado e se sentiram sozinhos e traídos por Ele.

"Foi para isso que nos tirou do Egito, para que morramos no deserto"!?

Carentes, tinham necessidade de um deus substituto, o qual pudessem ver e tocar, para servir como referencial a ser seguido.

Veio ao meu pensando, também, aqueles discípulos que iam desolados pelo caminho de Emaús, completamente desmotivados e incrédulos com relação ao futuro, devido à morte do Líder deles: JESUS. Eles tinham perdido as esperanças, pois se esqueceram das promessas feitas por Ele. No entanto, CRISTO SE REVELOU a eles.

Há algo muito IMPORTANTE nisso tudo e que, talvez, deva ser dito: Embora tenha havido em todo o enredo bíblico em todos os tempos - e ainda haja até nos dias de hoje - muitos que resistam à vocação e chamado de DEUS; que se esquivem e se desviem dos propósitos divinos; ainda que muitos "NÃOS" definam a Vida Cristã de um grande número de pessoas, DEUS NUNCA SERÁ PEGO DE SURPRESA COM ESSAS CIRCUNSTÂNCIAS. OS PROPÓSITOS DELE JAMAIS SERÃO FRUSTRADOS.

DEUS É BOM...

Penso que o Propósito Eterno dEle é constituir para Si uma Família que O adore. E esta Família está sendo preparada, independentemente de mim e de você, POIS TUDO TEM A VER COM ELE E NÃO CONOSCO.

O que nós precisamos é de estar dentro desse projeto.