A Economia é essencialmente informal

A Economia em seu estado natural não tem nada de complexa e funciona sem precisar de “empurrões” ou “freios”.

É impossível para um indivíduo sozinho produzir todos os bens que necessita para viver. Exceto se for um eremita.

Mesmo uma pequena comunidade só será autossuficiente na produção de bens se ela se restringir aos básicos, como alimentos essenciais e roupas. Se ela precisar de máquinas e equipamentos, por exemplo, dependerá de fornecimento externo.

Em algum momento da História da Humanidade, as pessoas descobriram que poderiam trocar os bens que ela produzia ou que elas tinham sobrando por outros bens que necessitavam. Nesse momento foi plantada a semente da Economia como ciência porque surgiram as primeiras regras informais que regulavam a forma como essas trocas seriam feitas.

Nesse momento se descobriu também que a força de trabalho ou mão de obra também poderia ser trocada.

Posteriormente alguém descobriu que o valor dos bens e da força de trabalho poderiam ser simbolizados por pequenas peças de metal, de forma que eles não precisassem ser trocados de imediato por outros bens. O seu valor poderia ficar guardado o tempo que fosse conveniente.

Com o crescimento da população do planeta, as relações de trocas foram aumentando e se tornando mais complexas.

Mas vamos parar por aqui porque para nós simples cidadãos, o que interessa é o básico: casa, comida, educação, segurança e lazer.

Como podemos ver, a Economia e o dinheiro não são maléficos por si mesmos, os grandes males associados a eles são os economistas, alguns filósofos e muitos oportunistas.

Argonio de Alexandria
Enviado por Argonio de Alexandria em 03/05/2019
Código do texto: T6638000
Classificação de conteúdo: seguro