"Você é hipocondríaco?"

O que é um hipocondríaco? Aquele que se preocupa demasiadamente (e sem fundamento) com a saúde, enxergando sinais imaginários de doença e fazendo queixas exageradas de sofrimento.

Falando do termo hipocondria, o nome vem do grego "hipocôndrio", região situada na cavidade abdominal, atrás das costelas, e se refere aos órgãos ali situados: o fígado, a vesícula biliar, o baço, parte do estômago, etc.

Como esses órgãos (principalmente o fígado e o baço) eram, para os gregos, a sede de sentimentos como a melancolia e a tristeza, dizia-se vagamente que a pessoa estava enferma do hipocôndrio, atribuindo a uma causa física o que hoje se sabe ter fundamento exclusivamente psíquico.

Trocando em miúdos: "O hipocondríaco enxerga problema onde não tem."

Podemos dizer sem medo de errar que trata-se de uma desordem psicossomática. O que é isso?

A palavra psicossomática também vem do grego que compreende: psykhé significa psico-mente e soma significa alma-corpo.

Ou seja, em linguagem simples, entendemos como desordem psicossomática quando fatores sociais e psicológicos afetam o organismo da pessoa.

Como age o hipocondríaco?

Como já brevemente falado, o hipocondríaco imagina sintomas e doenças inexistentes, reconhecem em seu próprio corpo sinais e sintomas diversos, alguns até mesmo acabam entrando em estado de pânico acreditando estar realmente doente. o hipocondríaco geralmente tem os seguintes sintomas: dores de cabeça, abdominais, nas costas, articulações, retais e no trato urinário, bem como febre e/ou suor noturno, coceira, diarreia, tontura e perda de equilíbrio.

O que pode levar alguém a ser hipocondríaco?

Pessoas que tiveram cuidados excessivos na sua criação desde a tenra idade, os pais ou criadores que potencializavam problemas menores e pequenas dores, talvez dando remédio para qualquer coisa a todo momento, etc. Em alguns casos parentes tiveram doenças graves como morte prematura leva aos espectadores a desenvolver a hipocondria.

O hipocondríaco finge doença?

Não, o hipocondríaco não finge, ele realmente sente os sintomas, porém, é fruto de sua imaginação. O que ele pensa causa reações no organismo.

Você é hipocondríaco?

Vai aqui algumas perguntas:

1 - Você acredita persistentemente a pelo menos seis meses ter uma doença grave?

2 - Tem preocupação persistente com alguma parte do corpo, alguma suposta deformidade, ou reclama insistentemente de dores em alguma parte do corpo mesmo após os médicos através de exames já provaram não haver nenhum problema ali?

3 - A sua preocupação com tais sintomas lhe causa sofrimento, ansiedades, pânico e afeta a sua vida social?

4 - Duvida, suspeita e recusa os diagnósticos médicos achando em todos os casos que eles estão errados quando os exames constam resultado negativo?

5 - Você passa horas pesquisando doenças na internet e/ou livros?

6 - Faz auto medicação?

Esses questionamentos acima podem te levar a reflexão e descobrir se é ou não hipocondríaco.

Como vencer a hipocondria?

Bem, a ajuda psicológica e psicanalítica é essencial. Porém, vale o esforço também pessoal.

Pergunte-se:

1 - O que ando externando sobre mim mesmo?

2 - Costumo postar em redes sociais minhas dores e preocupações frequentemente?

3 - Sou uma pessoa muito negativa e de autoestima baixa?

Fazendo este breve analise pessoal, a partir de hoje decida falar sempre bem de você, onde for e quando for.

1 - Não poste em redes sociais nada de ruim sobre você, não faça e nem queira que as pessoas te vejam como um coitadinho doente.

2 - Elogie-se, fale bem de você, procure coisas que te alegram. Lembre-se: O que você fala de si cria sentimentos e atitudes. Se você pensa coisas boas acerca de si, provavelmente se sentirá melhor.

3 - Não desabafe com qualquer um. É óbvio que em algum momento precisará falar algo não tão bom de si. Mas escolha alguém maduro e competente para isso. Não poste na internet coisas do tipo: "Ai que dor estou sentindo" / "Ai que sofrimento estou passando" / "Ai como estou triste hoje" / "Ai como a vida está difícil" . A internet não é um bom lugar para se expor sentimentos. Faça isso com seu terapeuta ou com alguém muito confiável, maduro e que GUARDARÁ a sete chaves o que você conversou.

4 - Veja sempre o lado bom das coisas. Pare de reclamar da vida, do trabalho, do transito, dos vizinhos. Ao invés disso, procure agir de imediato com pensamentos bons ou ações. Quanto mais você resmunga mais infeliz você será, nunca esqueça disso.

5 - Faça atividade física. Se você não cuida da mente terá problemas em todo o resto do seu corpo, se não cuida do corpo, poderá prejudicar a tua mente. Faça caminhada, pratique esportes, evite o sedentarismo.

6 - Encha a mente com coisas boas. Desligue a TV e ligue o cérebro. Não passe horas na internet vendo bobagens. Não perca tempo passando horas vendo besteirol na TV. Leia coisas saudáveis, aprenda um idioma, faça algo útil que não te deixe pior. Procure atividades que te façam bem. Repito: Desligue a TV e ligue o cérebro.

Enfim, as dicas acima não substituem uma terapia, busque ajuda médica.

Mas a partir de hoje, caso você perceba que é um hipocondríaco, lute e substitua sempre pensamentos ruins em pensamentos bons e frutíferos.

Viva muito, viva bem.