Decapitação espiritual

Eu costumo pensar numa igreja adormecida como uma igreja morta. Segue argumentação:

A Igreja é um Corpo, e, talvez, uma Igreja adormecida não passe de um Corpo que, em algum momento, sentiu-se cansado de seguir a CRISTO e teve a "brilhante ideia" de - ainda que por alguns instantes - aliviar-se desse peso, tirando a Cabeça do próprio corpo, à qual é atribuiuda a causa de todo o desconforto que sentia, já que é guiada por ela.

Ou seja, essa Igreja sonolenta, arriscando a própria vida por um momento relax, decide eliminar a fadiga, desconectando do próprio corpo a Cabeça, como se esta fosse um simples capacete.

Não se trata, entretanto, de um simples capacete, pois CRISTO É A CABEÇA DA IGREJA, a qual, por sua vez, é Corpo dEle, ao qual é imprescindível que permaneça conectado.

Cedendo a esse intento, vê-se livre da influência da Cabeça - a qual é deixada de lado em algum canto - e, então, o Corpo inerte vem a adormecer profundamente e fica exposto, fatalmente, ao ataque inimigo.

Ela se esqueceu completamente de que "sem a Cabeça, nada ela pode fazer". (João 15:5b).

"Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; o espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca". (Mateus 26:41).