'REFLETIR O PROGRESSO"

Confesso um pouco temeroso em admitir isso, talvez não só por eu necessariamente, mas pela coletividade, a evolução tecnológica avança a velocidades vertiginosas, principalmente no que diz respeito às construções dentro dos ambientes virtuais, software e programas cada vez mais autônomos, pois são capazes de mais que processar dados, aprender, onde em alguns seguimentos aplicados já são capazes de muito mais eficiência que o ser humano.

E pensar que estamos nus diante deste cenário, tamanha nossa dependência das tecnologias nos dias de hoje, onde empregamos cada vez mais tempo de nosso dia inseridos nesse ambiente, expondo todo tipo de informações, econômicas, sócio - cultural, cognitiva, sentimental. Podemos ter a certeza que essa inteligência artificial, aquém dos conflitos existenciais inerentes aos seres humanos, tem a capacidade lógica de conhecer-nos melhor do que a nós mesmos.

Certo que muitas vezes nos sentimos verdadeiros deuses, sabendo que dentro deste ambiente somos tão conhecidos que a simples toque de algumas teclas, tudo que estávamos imaginando, como mágica surge na tela diante de nós. Creio ser preciso desligar o piloto automático um pouco, retornar a reflexão, sabemos da importância e necessidade da tecnologia em nossas vidas isso é evidente, mas precisamos enxergar a que preço.

A velocidade nessa estrada é tão elevada, que conquistas previstas a serem galgadas a 5, 7 anos no futuro, estão se concretizando em um terço deste tempo, visto o avanço imprevisível das tecnologias. O que vou dizer agora não é nem uma profetização; analisando todo este movimento das revoluções tecnologias, e suas ações sobre as sociedades, percebo que esta vem sendo muito mais eficaz que todas as outras revoluções presenciadas pelas sociedades, pois ela é uni presente, e o contrário das demais, talvez não haja tempo de fazer correções, se algo não acontecer como pensado pelas sociedades, visto a simultaneidade do surgimento dos fatos.

Assim, observando vejo que dentro deste contexto, ambiente virtual, mas com feroz ação sobre o real, enxergo esta lógica criando padrões, e padronizando os indivíduos e as sociedades, onde dentro desta visão, baseado na sua astronômica capacidade de aprender, apresentar estatísticas e mesmo de criação, que esta "força" não possa vir a fazer sugestões quanto; será mesmo necessário este mais de 7 bilhões de seres "humanos" muitas vezes destruindo o planeta e se digladiando uns com os outros?

Desde os pré socráticos que se discute sobre razão e lógica, e podemos visionar hoje algo mais baseado na lógica que as produções dentro dos ambientes virtuais? E embora possam não serem racionais, podem facilmente usar a lógica para basear suas razões.

Creio que puxar a tomada não seja a solução, pois muitos já não dela necessitam, mas sempre podemos criar protocolos quais possam nos "proteger" e mais que isso que nós possamos enxergar as fronteiras, o limite até onde podemos ir com segurança, usando o nosso processador, refletindo antes de empreendermos ações frente ao desconhecido, (O homem sempre tendeu a temer o desconhecido) talvez tenha sido este instinto que garantiu sua sobrevivência. Mais cautela e menos alienação.

Pensemos nisso.

mmdp - 17/10/2019

Marcos Martins De Palmeira
Enviado por Marcos Martins De Palmeira em 17/10/2019
Código do texto: T6771950
Classificação de conteúdo: seguro