Teoria da alienação humana

Quando o acesso á grandes grupos de pessoas por meio da internet tornou-se uma coisa banal, constatamos que o olhar de crítica negativista também.

Ao longo do tempo nós seres humanos fomos condicionados a procurar o pior em nosso semelhante. Cabe aqui um parêntese: (Se é semelhante então não precisamos procurar nele, basta olharmos pra nós).

Saímos por ai equipados para fotografar, filmar e depois exibir publicamente a nossa indignação com o comportamento das pessoas assumindo por nossa conta a posição de expectadores isentos. Digamos que num grupo de cem pessoas cada uma delas enxerga noventa e nove pessoas responsáveis por seus aborrecimentos do dia á dia no transito, nas filas, na higiene e saneamento dos locais de uso público e etc. Não somos treinados para buscar qualidades ou para elogiar, muitas vezes quando competimos por uma promoção no trabalho escolhemos diminuir o nosso concorrente no lugar de buscar o nosso próprio crescimento profissional.

Parece que nada disso é por acaso, crescemos aprendendo a achar engraçado quando alguém leva um tombo ou é submetido a uma situação vexatória. Palhaços, cômicos e humoristas se submetem e submetem pessoas ao ridículo e expõem suas fraquezas deliberadamente para provocar risos. É como se quando olhássemos uma linda borboleta de asas coloridas voando entre as flores tivéssemos prazer em ver apenas uma feia lagarta rastejante devorando a folhagem.

zedebri
Enviado por zedebri em 29/10/2019
Código do texto: T6782134
Classificação de conteúdo: seguro