DOS FERIADOS

Vi hoje, 01/11 dia de todos os santos, várias brincadeiras sobre ser este o dia oficial dos homens. Não gosto dele vir logo depois do dia das bruxas e antes do dia de finados, mas tudo bem.

Na fumaça ociosa de um cigarro me veio uma reflexão sobre os feriados principais de cada nação. Há algo substancialmente errado, ou certo, do nosso ser o Carnaval. Acredito que a cultura maia e asteca seja o principal motivo do feriado mais importante dos mexicanos e guatemaltecas ser o dia de los muertos. Acho irônico que junto com o Quatro de Julho, um dos principais feriados norte americanos seja o Dia de Ação de Graças, onde eles agradecem a Deus por se instalarem na terra e ter realizado um acordo de paz com os naturais do lugar. Os índios, que eles massacraram alguns anos depois. Esse é um detalhe importante sobre a diferença entre a nossa sociedade e a deles. Só não há terras indígenas no Piauí. Até em Santa Catarina tem. Existem reservas indígenas na região metropolitana de Salvador, dentro da maior cidade do país, São Paulo existem no mínimo quatro. No Rio de Janeiro, estado que sediou por mais tempo a capital nacional também tem. Não sei se existem reservas indígenas em Nova York, Washington ou Boston.

Estou me perdendo. Os russos têm uma imensa tradição cultural, religiosa e revolucionária, mas seu principal feriado é o Dia da Grande Vitória, que marca a rendição da Alemanha no que nós chamamos de Segunda Guerra Mundial, e eles chamam de Grande Guerra Patriótica. Os chineses, apesar de 70 anos de domínio comunista, tem como seu principal feriado o Ano Novo. Ele é tão importante para eles que até param de trabalhar!

Agora se eu pudesse escolher um feriado estrangeiro para comemorar ficaria com o de Israel. O Yom Kipur, o dia do perdão, onde as pessoas passam o dia inteiro de jejum pensando no que fizeram durante o ano que passou e pedem perdão aos que magoaram ou prejudicaram. Taí um que faz sentido em qualquer lugar.